A Verdadeira História da Árvore de Natal


Natal é tempo de alegria, sorrisos, cordialidade, harmonia e paz. Vemos em todo lugar enfeites, brilhos, luzes, e muitas árvores de Natal enfeitando casas, comércios e mesmo ruas e praças. Afinal você já se perguntou por que a Árvore de Natal é o símbolo do Natal?
Essa história começa muito antes do próprio Natal existir. Na antiguidade, principalmente nos povos do hemisfério norte plantas e árvores que permanecessem verdes durante os rigorosos meses de inverno eram vistas com um significado especial. Dessa forma lá nos tempos antigos e em muitos lugares, como hoje em dia, utilizavam-se ramos bem verdes e árvores novas e vistosas para decorar as casas, pendurando-as nas portas e janelas. Em alguns lugares acreditava-se que afugentavam os maus espíritos por manterem uma cor viva mesmo no mais escuro e rigoroso dos invernos.
Essa decoração acontecia na época do solstício de inverno (data na qual o dia é o mais curto do ano) entre os dias 21 e 22 de dezembro. Essa decoração era em homenagem ao Sol, considerado um deus, e que ficava doente e fraco, permitindo o avanço do inverno. Para que então o deus Sol voltasse com todas as suas forças, os ramos mais verdes e as árvores mais frondosas eram expostas para que o Sol voltasse logo com a primavera  com toda sua vida e exuberância. O pinheiro, árvore da família das coníferas, era muito utilizado pela sua resistência ao frio intenso e por não perder suas folhas (na forma de espinhos) mesmo no mais rigoroso dos invernos, mantendo-se verde e saudável.

Com o passar dos séculos, essa prática foi sendo repetida como um amuleto para que a época de prosperidade e renovação da vida continuasse sempre até os dias de hoje. Todos nós sabemos da força e importância que as árvores têm nas nossas vidas. A natureza é imperativa na preservação da vida e meio ambiente. Os povos antigos já sabiam disso mesmo sem terem os conhecimentos científicos que dominamos nos tempos atuais. Com o gradual crescimento da população sobre a terra, o antigo hábito de se possuir um pinheiro natural dentro de casa na época de inverno e Natal é substituído por árvores artificiais que mantendo a tradição são decoradas com luzes (velas) e enfeites brilhantes que lembrassem a neve e espalhassem a luz. As velas eram para que a mensagem da renovação de vida pudesse ser lida e compartilhada com aqueles que estivessem reunidos em volta da árvore para relembrar a fartura e exuberância proporcionada pelos dias de sol e tempos mais quentes da primavera e do verão.

Acredita-se que a tradição da árvore de Natal como a conhecemos hoje começou ao redor de 1530 quando Martinho Lutero ( monge agostiniano fundador do protestantismo) caminhava a noite por uma floresta de pinheiros cobertos de neve. Ao olhar para cima viu o céu repleto de estrelas e achando a cena magnífica decidiu reproduzi-la na sua casa utilizando algodão no lugar da neve e velas no lugar das estrelas.
A mensagem que as árvores de Natal nos passam até os dias de hoje são a vida, a alegria e a fartura. Mais uma vez a natureza na sua sabedoria nos mostra a verdadeira importância de cuidarmos da vida e de sua renovação através da preservação das árvores e tudo que está ao redor delas. O Natal é mesmo uma época de refletirmos sobre como estamos cuidando dessas árvores que são símbolos de uma natureza que se encontra tão esquecida no meio dos nossos afazeres cotidianos. Nada mais belo do que uma reunião de família e amigos aos pés de uma linda árvore para que sempre possamos desfrutar de sua luz, beleza singela e também suas flores, frutos e até uma tão bem vinda sombra.
Que neste Natal você possa repensar sempre para melhor as tuas atitudes para com as árvores e o meio ambiente que tanto bem nos traz.
Desejo a você amigo leitor que nos acompanha todas as semanas nessa nossa coluna, um excelente NATAL cercado de amigos e familiares e acompanhados de muita paz e harmonia juntos com a natureza tão bonita que aí está. Boas Festas e um Ano Novo repleto do verde da esperança!


Nenhum comentário:

Postar um comentário