Barra Velha – 54 Anos de Meio Ambiente



Mais um ano se passou e nossa querida cidade de Barra Velha completou 54 anos de vida. Uma vida intensa apesar de curta. Já existíamos como meio ambiente muitos séculos antes da emancipação política acontecida no dia 07 de dezembro de 1961. Uma cidade não existe apenas por suas políticas ou pela falta delas. Nossa amada Barra Velha muito antes de ter este nome já foi palco de acontecimentos e eventos que até hoje marcam a sua história e seus moradores.
Nossas matas tinham ipês e manacás, como é citado no Hino de Barra Velha. Também cantavam por aqui colibris e sabiás. Com o crescimento da cidade quase todas nossas matas de ipês e manacás não mais existe, e nossos colibris e sabiás não tem mais onde fazerem seus ninhos. Nas terras onde hoje moramos corriam antigos habitantes que deixaram suas marcas para sempre em sinais gravados em pedras e sítios arqueológicos
O que diria o explorador e ambientalista francês Auguste Saint-Hilaire que na década de 1820 visitou a região de Barra Velha e embrenhando-se nas outrora selvagens matas subindo o Rio Itajuba. Como se sentiria se  visse o que a civilização produziu com o que ele pesquisou e registrou . E se ele visse no que se transformou a Lagoa da Cruz (parte ao norte do Rio Itapocu)e a Lagoa de Barra Velha(parte ao sul do Rio Itapocu), hoje completamente assoreadas e cheias de despejamentos de esgotos.
O que diriam os índios Caniones, Tabira e Balaóca (carijós/guaranis) que habitavam o meio ambiente da época e vissem o que os civilizados que colonizaram o local fizeram com suas matas e rios, outrora frondosas e piscosas. Como iriam sobreviver sem opções de água potável ou caça, se o seu meio ambiente estivesse devastado com agora?
Barra Velha é uma linda cidade localizada no litoral norte de Santa Catarina. A primeira praia que se avista quando se vem do norte em direção ao sul percorrendo a BR 101.  Temos uma geografia privilegiada com morros, rios, lagoa e 8 praias maravilhosas, cada uma mais bonita do que a outra, sem repetir belezas e sem semelhanças além da beleza natural.  Pouco valor é dado a tudo isso pelo estado em que se encontram essas quase perdidas belezas. Nas décadas de sua colonização em 1731 quando ainda fazia parte da Comarca de São Francisco, os Vicentinos primeiros povoadores brancos da nossa região iniciaram a então cultura civilizatória que se estende até os dias de hoje.
Seria essa civilização tão ruim? Na época não havia o conhecimento e sabedoria por parte do homem branco, pois afinal o que se sabia era que o extrativismo e a utilização da natureza sem regras levariam ao progresso. Até matança de baleias dos anos 1800 até 1950 incentivada pela coroa portuguesa na figura de D. João VI aconteceram nas costas de Barra Velha, fato comprovado por ossadas ainda existentes na Praia do Cerro em Itajuba.
Tudo isso nos leva a refletir sobre o que estamos fazendo com a nossa cidade tão linda. Estamos a cuidar dela ou estamos nos utilizando dela para nossos desejos destrutivos?
Sucessivos administradores pouco têm feito em administrar com sabedoria as dádivas que nossa cidade tem. Em pouco mais de 5 décadas ainda não temos uma verdadeira praça arborizada. Nem ruas arborizadas possuímos. Nem um parque ou uma Unidade de Conservação tem implantados para que as futuras gerações possam relembrar como era a verdadeira Barra Velha que tanto encantou gerações. O que falar dos sabiás e colibris, e tantas outras aves que antes se viam na região. Até os nossos antes fiéis turistas de cidades como Joinville, Curitiba e Jaraguá do Sul, entre outras já não nos visitam como antigamente. Quem ama cuida e sem o devido cuidado e amor lentamente estamos a perder encantos. Sombras estão a rarear nas ruas, rios e riachos lentamente desaparecem dando lugar a valetas onde o que menos se vê é água limpa. Melhor pouco falar das praias que até ontem eram de águas transparentes e areia branquinha.

Muito podemos fazer pela nossa querida Barra Velha. Limpar rios, plantar árvores, cuidar do mar e nossos peixes e diminuir tudo que cause o crescimento a qualquer preço. Nada é tão precioso quanto a vida e o meio ambiente que nos rodeia.
Saudosismo? Talvez!! Pouco amor? Nunca!!  Eu como tantos outros que não tivemos o privilégio de ter nascido aqui escolhemos viver aqui apenas pelo encanto desse lugar que nos enfeitiçou. Afinal o que seria mesmo  que nos atraiu para cá além do encanto, apesar de tantas opções num país tão vasto como o Brasil?  Barra Velha é uma linda cidade com potencial de se tornar um exemplo de cuidado com tudo que nos cerca.  O desenvolvimento é bem vindo, ainda mais agora que possuímos o conhecimento de como cuidar bem do nosso meio ambiente. Depende de cada barravelhense de coração  assumir seu amor por essa terra abençoada e fazer a sua parte. Quem ama cuida! Cuide da tua cidade, cuide de Barra Velha de forma que a cada ano que se passar possamos cada vez aumentar o amor que sentimos por este chão. Eu amo Barra Velha! PARABÉNS minha cidade de encantos e que venham muitos 54 anos a mais pela frente!


Nenhum comentário:

Postar um comentário