CORTADAS...






Árvore cortada criminosamente pela municipalidade
PERGUNTA:  No verão, com sol forte, temperatura perto dos 40°C , onde você prefere ficar?  Resposta 1: No sol forte.  Resposta 2: Na sombra.

Na nossa cidade você fatalmente ficará com a resposta 1!! Não passa um dia sequer onde as árvores saiam ilesas da aparente fúria da qual elas viraram vítimas. Podas irregulares e ilegais e o verdadeiro extermínio de todas elas no ambiente urbano, como se elas fossem doenças a serem extirpadas. O pior de toda a história que a lenta e gradual extinção de árvores nas nossas ruas, avenidas e praças é promovida pela administração municipal, que justamente de forma inversa deveria zelar pelo cuidado e manutenção da cobertura vegetal urbana existente.
Praça de Barra Velha sem árvores
Onde você estaciona seu carro, bicicleta ou simplesmente fica por alguns minutos para um rápido descanso nas horas de maior calor em dias de sol forte? Pois fique sabendo que isso será impossível na nossa cidade. Existem ainda pouquíssimas árvores em vias públicas e de forma irresponsável elas estão sendo cortadas em nome do tal “progresso”. Afinal que progresso é esse onde a qualidade de vida diminui cada vez mais e se privilegia ações sem a menor fundamentação técnica e de bom senso? Muito se usa a acessibilidade urbana como justificativa para o corte das árvores, sob a alegação que restringem a circulação de pedestres nas calçadas públicas. Se isso realmente fosse verdade então porque não se eliminam os postes de energia e telefonia, placas, e demais equipamentos que atravancam a passagem das pessoas.
Avenida de Barra Velha sem árvores
A pior explicação ainda fica por conta de culpar algumas árvores por produzirem folhas que obviamente caem durante o outono ou inverno. Não seria mais eficaz que houvesse a varrição regular dos passeios e calçadas urbanas, e que tanto a administração pública e população de forma conjunta realizassem essa limpeza? Deplorável é ainda compensar de forma patética o corte de árvores em logradouros públicos urbanos, alegando que serão plantadas outras árvores em substituição em áreas de “recuperação ambiental” fora dos limites da urbanização central. Nada ajudará a equilibrar e reduzir a temperatura e umidade de uma cidade se árvores forem replantadas a quilômetros de distância de sua posição original. Os centros urbanos necessitam arborização, pois isso proporciona regulação térmica, barreiras naturais contra ventos, sombras e até frutas a disposição de todos.
Árvores cortadas ao lado de um colégio
Em diversas cidades por onde já passei na Argentina e no Chile, as administrações públicas plantam árvores frutíferas como pêssegos, amoras, e cerejas para que todos possam se servir. Esse sim seria um exemplo de sabedoria, pois todas elas são espécies de baixo porte, que possuem folhas pequenas e quase não há quedas dessas folhas, diminuindo assim a questão de limpeza e varrição pública.
Barra Velha segue na mão inversa de qualquer cidade civilizada. Basta ir a cidades como Blumenau, Florianópolis, Curitiba, Santiago no Chile, Mendoza na Argentina, Londres na Inglaterra entre tantas outras do Brasil e exterior onde se vê árvores em todas as ruas do centro das cidades até nos bairros mais distantes. Muitas dessas cidades como as duas últimas citadas estão situadas em regiões desérticas, e sem as árvores elas não sobreviveriam. Nossa cidade que tinha árvores nativas e replantadas, aos poucos ficará sem nenhuma. Basta andar pelas ruas da cidade onde não se enxerga nenhuma árvore plantada ao longo das vias, lembrando as famosas alamedas.
Rua central de Barra Velha sem árvores
Afinal qual é o objetivo de tratar as árvores como se fossem doenças a serem eliminadas? De forma vil gestores públicos chegam a ameaçar com força policial cidadãos que questionam o corte ilegal das poucas árvores que ainda existem na cidade. Que fique bem claro que a Prefeitura local nunca executou nenhum programa de replantio urbano limitando-se a executar alguns poucos canteiros com grama e algumas flores. Executar o corte de árvores,  amparado em autorizações supostamente legais é mais um exemplo de administração que legisla apenas em causa própria, esquecendo-se de sua real função que é atender e ouvir as necessidades dos munícipes e cumprir as leis sem subterfúgios.
Amigo cidadão, você ainda vai lembrar-se de como foi desrespeitado, quando no próximo verão você sentir aquele calor insuportável e reclamar que a sua cidade parece uma fornalha. Nessa hora lembre-se bem de quem cortou aquela árvore tão bonita que proporcionava aquela sombra tão convidativa onde você costumava ficar, pois esse dano é irreparável e demonstra total desrespeito a vida e as leis da natureza e dos homens!

 
Árvore cortada ilegalmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário