Desastres Ambientais

                                   



                                                Desastres Ambientais  

Ultimamente ouve-se muito falar em Desastres Ambientais. Muitas vezes nem se sabe qual é a importância e o real significado desse evento. Um desastre ambiental é caracterizado por uma grande alteração no eco sistema onde ele ocorre, podendo em muitos casos ter caráter irreversível.
Um desastre ambiental pode ocorrer de forma espontânea ou provocada, mas só é caracterizado como desastre quando interfere na rotina anteriormente existente no meio ambiente em questão, e primordialmente quando afeta de forma significativa o ser humano e suas ocupações.  Esses desastres podem ser decorrentes de fenômenos climáticos, meteorológicos, interferências equivocadas realizadas pelo ser humano em áreas naturais, ou de natureza excepcional, como despejamento ou vazamento de produtos químicos perigosos e também de acidentes (quedas de aeronaves, incêndios descontrolados, etc.)
O fato de nominar um evento como desastre tem como característica o prejuízo material e financeiro e possivelmente o prejuízo humano, com vítimas, podendo ser fatais ou não. O incremento de desastres ambientais ocorre principalmente pela expansão da densidade e concentração populacional, expansão esta que nem sempre respeita um eco sistema anteriormente instalado. Utilização sem critérios técnicos definidos e corretos de áreas de encosta,  margens de rios, lagos e oceanos, bordas de desertos, dunas e outras formações geográficas, provadamente proporcionam condições favoráveis de acontecimento de desastres ambientais. A expansão imobiliária em áreas de risco também tem propiciado um grande aumento de desastres ambientais, pois na maioria dos casos após a venda de um pedaço de terra para edificações ou outras mudanças, aquele pedaço de chão é totalmente modificado para se adaptar a sua nova necessidade.

Cortes de taludes em encostas, remoção de vegetação ao longo de rios, lagos e oceano, desmatamento de grandes áreas para agricultura ou pecuária, abertura de estradas, ferrovias, construção de barragens, pontes e outras obras da engenharia moderna sempre proporcionarão cenários ideais para desastres ambientais. Todo tipo de interferência humana acaba por retirar da harmonia a natureza instalada, e com isso produzem-se futuros problemas ambientais.  A convivência do ser humano civilizado com a natureza ao longo dos séculos sempre foi muito traumática, pela característica invasora e predadora da espécie humana. A criatividade e genialidade do homem não aparecem quando ele mais precisaria delas, nesse caso o aprendizado em saber se adaptar a natureza e não da forma contrária como tem acontecido até então. 
O que fazer então nesse cenário tão desanimador que estamos vivendo?  Urgente se faz a correta leitura do meio ambiente no qual estamos inseridos, de forma que fenômenos climáticos e naturais sejam menos traumáticos e produzam menos prejuízos. Grandes estiagens e secas, inundações, deslizamentos, nevascas, tempestades de granizo ou areia, vendavais, furacões, terremotos, atividade vulcânica, etc., sempre ocorreram no nosso planeta, mesmo antes da espécie humana existir. Essas mudanças naturais são adaptações normais que a natureza sempre executou no processo evolutivo da terra. Infelizmente após a ocupação desordenada da superfície do planeta pelo ser humano, todos esses fenômenos naturais passaram a ser vistos como ameaças a espécie humana ou desastres ambientais pelo simples fato que não conseguimos nos adaptar a elas!

Afinal então o que podemos fazer para minimizar os efeitos danosos para o ser humano?  Precisamos urgentemente criar em todos nós a percepção da resiliência! Resiliência nada mais é do que a capacidade de se prevenir, adaptar e prever com segurança a ocorrência de eventos desastrosos (sejam eles naturais ou provocados), e após a ocorrência deles, ter a possibilidade de voltar à normalidade com rapidez. No Brasil ainda pouco se faz no sentido da prevenção anterior a fenômenos, pois ainda quase nada aprendemos na leitura da natureza e da harmonia na sua convivência. Até então continuamos a creditar que podemos usar e abusar de tudo que existe sobre a superfície do planeta esquecendo que toda e qualquer interferência produzirá resultados futuros não muito agradáveis. A má utilização de recursos naturais é um fato incontestável e o desrespeito com o meio ambiente já produz danos e desastres ambientais irreversíveis em todo planeta.

Cabe ao ser humano racional de forma imediata rever seus conceitos de civilização, desenvolvimento, crescimento econômico e evolução para que não transformemos em pouco tempo o nosso planeta num local inabitável seja pela falta de recursos básicos como água e alimentos saudáveis ou de locais adequados para morar e viver em sintonia com a natureza.  Enormes alterações climáticas estão ocorrendo na Terra e a sobrevivência da espécie humana está na sua capacidade de adaptação a novas realidades que se apresentam. Cuide do planeta, cuide do meio ambiente, disso depende nossa sobrevivência!

Nenhum comentário:

Postar um comentário