Desmatamento


A milhares de anos atrás, muito antes do aparecimento de seres humanos sobre a face da terra, o nosso planeta era recoberto por extensas áreas de matas e florestas. A existência de cobertura vegetal sobre o nosso planeta foi um dos fatores que proporcionou a evolução das espécies animais e consequentemente do ser humano sobre a superfície da terra, até então inóspita.
A aridez do solo cheio de pedras e com pouca humidade já a milhões de anos se mostrava um ambiente hostil à sobrevivência de formas de vida mais complexas como as existentes no reino animal, ao qual pertencem todos os tipos de humanos e seus descendentes. Com a gradual cobertura vegetal existente no planeta em diversas regiões, a migração e deslocamento humano para essas regiões tornaram-se naturais, pois florestas e matas historicamente sempre produziram abrigo e alimentação além de concentram as reservas naturais de água. A história nos mostra que o ser humano sobreviveu extraindo seu sustento de frutos, raízes, caules e folhas localizados nas densas florestas que cobriam o planeta até então.

O que mudou de lá para cá? Mudou a forma como convivemos com as matas e florestas. A enorme concentração de indivíduos nas florestas e a beira de cursos d’água precipitou a esses indivíduos a necessidade de abrir espaços para suas moradias. Consequente a sua fixação definitiva para morar precisou-se também espaço para poder plantar sua agricultura e mais espaço para criar seus animais domesticáveis necessários a sua alimentação e sobrevivência. Pronto! Estava a começar uma das intervenções mais nocivas do ser humano, aquela onde ele inicia a destruição do seu meio ambiente localizado bem ao seu lado, recriando o ambiente hostil que existia a milhões de anos atrás, muito antes mesmo de sua própria existência. O destrato com a natureza não é invenção dos tempos de hoje. A muitos séculos o chamado “homem evoluído” realiza ações danosas a cobertura vegetal existente sobre o nosso planeta. Paralelamente a isso os povos “menos evoluídos”, até hoje conseguem conviver em harmonia com o seu habitat. O que então está acontecendo de errado?
As duas principais motivações que quebraram a harmonia que havia sobre a superfície do planeta foram a cobiça e a preguiça. Parece incrível que a humanidade caminha a passos largos para sua destruição apenas por dois fatores tão simples! No instante que a preguiça em procurar locais mais remotos para estabelecer suas moradias e assim evitar aglomerações, o homem também foi atacado pela cobiça, buscando cada vez mais possuir espaços que antes não lhe pertenciam.
Na nossa sociedade moderna, os desmatamentos acontecem pelos motivos mais variados, mas sempre tem suas raízes na cobiça e na preguiça. Nas cidades e ajuntamentos urbanos a eliminação de florestas e matas acontece pelo simples motivo de construção de novas casas de moradia, esquecendo-se de utilizar áreas já degradadas e recuperáveis. Da mesma forma indústrias e outros empreendimentos que são montados aleatoriamente e sem critério em qualquer lugar, levando em conta apenas as questões financeiras em detrimento da natureza e qualidade de vida. Exemplos ruins vemos todos os dias na nossa cidade, no nosso país e em todo o mundo.  O fato de o humano ser uma espécie preguiçosa e acomodada produz ações devastadoras e perversas como arrasar milhares de quilômetros quadrados de matas apenas para levantar casas, edifícios e outras construções, normalmente localizadas onde antes havia belíssima e exuberante natureza.

O fato de o humano ser comprovadamente mesquinho e ganancioso é observado todos os dias quando ocorrem milhares de desmatamentos e desflorestamentos com o único objetivo de retirar a madeira para venda e em seguida utilizar este espaço como agricultura e pecuária industrial. Os imensos desmatamentos que ocorrem no nosso país e no mundo já mostram a sua face mais perversa onde o clima gravemente afetado produz todo tipo de devastações na forma de vendavais, temporais, inundações e suas demais consequências. Sem nos preocuparmos como será nossa sobrevivência sobre o planeta, lentamente estamos matando tudo que nos mantém vivos, apenas para satisfazermos nossos caprichos, achando que somos os donos do planeta! Nada que existe por aqui nos pertence, pois estamos apenas de passagem. Nada do que achamos que nos pertence levaremos conosco quando da nossa passagem a outro plano.  As únicas coisas que deixaremos para quem nos suceder serão as nossas ações sejam elas boas ou más!

Os desmatamentos já realizados são irreversíveis! Cabe a nós pararmos  de realiza-los imediatamente sob a pena de estarmos cometendo suicídio!

Nenhum comentário:

Postar um comentário