Dia Mundial da Limpeza das Praias e Rios



Você sabia que neste último sábado dia 19 de setembro aconteceu o Dia Mundia de Limpeza das Praias e Rios? Não? Pois é, quase ninguém soube da passagem dessa importante data que por fim acaba atingindo a todos de forma indireta.
Originalmente o Dia de Limpeza das Praias e Rios é chamado de International Costal Cleanup ou Clean Up The World e foi iniciado na Austrália e nos Estados Unidos na década de 1980, tornando-se a maior ação global de limpeza do planeta. Atualmente envolve mais de 35 milhões de pessoas nos cinco continentes, dedicando-se a ações de despoluição ambiental às margens de praias, rios e lagos. No Brasil este movimento existe a mais de 15 anos onde atuam de forma voluntária pessoas físicas, empresas, ONGs e outras entidades.


Regularmente a ONG Viagem Familia de Barra Velha, em parceria com cidadãos e outras entidades,  executa a atividade de limpeza da orla do município, associada a Ocean Conservancy - entidade norte americana sediada em Washington e fundada em 1972 que objetiva, sem fins lucrativos a preservação de eco sistemas marinhos, lagunares e fluviais.
Nada temos a comemorar no Dia Mundial de Limpeza das Praias e Rios! As atitudes impensadas e desleixadas das populações tem a cada ano produzido imensas quantidades de resíduos e lixo que fatalmente acabam sendo depositadas às margens dos diversos sistemas aquáticos existentes. Muitas vezes o lixo depositado nem é produzido pelos moradores dos locais atingidos, mas por ação das chuvas e ventos, acabam sendo depositados principalmente nas bordas confrontantes entre a água e a terra.  Nada temos a comemorar nesse dia pois apesar do trabalho realizado por diversas entidades envolvidas, a cada ano recolhe-se ainda mais resíduos numa perversa espiral ascendente.

O ser humano pouco aprendeu a como cuidar do seu meio ambiente apesar da imensa quantidade de informações e conhecimento. Continua-se a tratar o planeta Terra como uma imensa lata de lixo. A ignorância seletiva humana arremessa ou deposita resíduos em locais inapropriados, esquecendo-se de que a primeira chuva forte levará esses resíduos para dentro de valas e posteriormente para córregos, rios e mares. Basta executar um mutirão de limpeza hoje que em poucos dias ou até horas, novamente se encontrará lixo no mesmo local. Tristeza mesmo é saber que o ser humano que arremessa hoje um lixo na rua, em poucos dias poderá estar banhando-se numa bela praia cercado do mesmo lixo que ele arremessou dias atrás de forma inapropriada.

O que fazer então? Basta agir corretamente. Manter a sua casa e rua limpa. Não arremessar resíduos em vias ou logradouros públicos. Se você for frequentar a orla marinha ou as proximidades de rios e lagos, nunca deixe nada lá alé de tuas pegadas. O lixo comum leva dezenas ou centenas de anos para se decompor, e muito antes disso ele afeta a saúde da fauna e flora, bem como do ser humano que frequenta essas localidades. Basta caminhar pela areia das nossas praias e observar a imensa quantidade de resíduos depositados pela mão humana ou devolvidos pelo mar.
Até quando trataremos nossos rios e mares como latas de lixo? Faça a sua parte. Tudo que você levar em passeios ou convescotes, traga de volta! Colabore com a tua própria sobrevivência. Trate bem teus rios, lagos e mares e como recompensa você terá um planeta limpo e lindo para viver. Cuide do que é seu. Cuide do Meio Ambiente!




Nenhum comentário:

Postar um comentário