Mineração – Uma das Atividades Mais Poluidoras do Planeta

Garimpagem/mineração de ouro

Mineração-significado: “Extração de substâncias a partir de depósitos ou massas minerais”.

Dentro da mineração está incluída a extração de todos os tipos de metais e minerais, bem como também de gás natural, petróleo e até mesmo a água.
A mineração está presente na vida do homem desde o período neolítico (10.000 a 3.000 AC) nos primórdios do ser humano sobre a terra, quando da retirada de materiais como rochas para as suas mais diversas utilizações e necessidades. No Brasil, a mineração desenvolveu-se desde o século XVII com o início das expedições chamadas entradas ou bandeiras, realizadas pelos bandeirantes com o objetivo de encontrar ouro e pedras preciosas, fato acontecido primordialmente na região de Minas Gerais, motivo do nome dado.
Mina de cobre de Chuquicamata no Chile
As atividades de mineração sempre estiveram associadas ao desenvolvimento, civilização e aproveitamento de materiais na natureza para servir ao homem. Da mesma forma essa mineração também está associada à degradação do meio ambiente e ao perigo, pois a retirada dos materiais ditos servíveis ao ser humano produz no processo de extração uma série de rejeitos e resíduos indesejáveis e até tóxicos. O perigo provém desde a contaminação de mineiros por produtos extraídos como carvão até o desabamento das minas durante o processo de extração dos minérios.  O caso da mineração como fonte altamente degradante e poluidora veio à tona nos últimos dias com um evento catastrófico ocorrido no município de Mariana.
Barragem de rejeitos em Minas Gerais
No caso específico trata-se de mineração de minério de ferro, que por sua grande demanda na sociedade moderna  é retirado em imensas quantidades e com isso degrada irremediavelmente as localidades de onde é extraído. Além da área devastada para a retirada do material, ainda se destroem imensas áreas para a implantação de depósitos dos rejeitos não utilizados pela industrialização do metal. Esses depósitos conhecidos como barragens de rejeitos acabaram por preconizar um dos maiores desastres ambientais no Brasil e o maior da história de Minas Gerais, por ocasião do rompimento de uma delas.
Da mesma forma quando da extração do ouro, diamantes, prata, cobre, bauxita (alumínio), petróleo, caulim, saibro, areia, entre outros materiais, todos eles acabam por propiciar destruição de vastas áreas de superfície ou subterrâneas, igualmente e em grandes quantidades, também são despejados diversos produtos químicos provenientes da lavra em áreas adjacentes à mineração. Estes produtos variam desde mercúrio, óleo, combustíveis, graxas e até ácidos provenientes do processo de extração, lavra, transporte e purificação dos materiais minerados, e que fatalmente acabarão contaminando o lençol freático.
Mineração de areia no Rio Itapocu-Santa Catarina
Os impactos ambientais serão diretos ou indiretos. Os impactos diretos são as alterações físicas, químicas e biológicas do ambiente, produzindo grande impacto visual já que relevo, fauna, flora e solo são fortemente modificados. Os impactos indiretos, menos visíveis ficam por conta das alterações e erradicação de espécies nativas locais, alteração no lençol freático e volume das águas de superfície, instabilidade e descontrole do ecossistema e mudanças drásticas na topografia e ciclo de nutrientes presentes na natureza. A grande perdedora no ciclo da mineração é a água, pois sendo ela o produto mais utilizado nos mais diferentes tipos de mineração, acaba sendo contaminada em praticamente todos os estágios de processamento dos materiais prospectados e retirados de sua forma natural.
Aspectos da destruição da geografia local-antes era uma montanha.
Até hoje, pouco se faz na prevenção e minimização dos impactos ambientais provenientes da mineração no nosso país. As fiscalizações são ineficientes senão corruptas, e as iniciais milionárias multas aplicadas acabam sendo contestadas, esquecidas ou ainda pior, desaparecem nos infinitos ralos dos órgãos dos governos. De qualquer forma ainda estamos engatinhando quando se trata de utilizar corretos processos de mineração no Brasil. As imensas áreas devastadas pelos garimpos, mineradoras, extratoras de areias e metais preciosos nunca serão recompostas, pois não há vontade política e nem técnica na preservação ambiental. Vidas humanas, espécies animais e vegetais são perdidas regularmente e acabam sendo apenas mais números nas estatísticas. A busca desenfreada do ser humano para o enriquecimento material ceifa vidas e diminui drasticamente a qualidade do meio ambiente sobre a terra. Montanhas são aplainadas, rios têm seus cursos modificados, lagos desaparecem e no seu lugar surgem lagoas de rejeitos tóxicos, peixes mortos, desertos e humanos morrendo intoxicados ou até levados pelos rios de lama no que se transformou a cobiça e o desrespeito com o nosso planeta. Até quando?


Um comentário:

  1. Prezados,

    Me chamo Turian e trabalho na Magma Translation, uma empresa de tradução localizada no Rio de Janeiro. Estou fazendo agora um trabalho de relações públicas com intensão de criar links direcionados para o site da empresa. Gostaria de perguntar se você se interessam por uma parceria (vocês publicam um post no meu blog e eu um no de vocês).

    Meu site é: magmatranslation.com

    Caso tenham interesse em uma parceria assim, ou tenham outras ideias, não deixem de entrar em contato.
    Meu E-mail: turian.biel@magmatranslation.com

    Atenciosamente,

    Turian Bielshowsky

    ResponderExcluir