Poda x Mutilação - Como Cuidar das Árvores

         
 Há algum tempo atrás nesta mesma coluna escrevi um texto na Edição n° 121 sob o título ARVORES X CIDADES-Quem Ganha Com Essa Disputa. Pois bem, novamente o assunto árvores vem à tona na nossa cidade de Barra Velha.
           Infelizmente com uma conotação levemente negativa novamente, pois a situação colocada pelos órgãos públicos nos induz erroneamente a entender que as árvores são nossas inimigas e a quem deveremos combater de todas as formas. A algumas semanas a Prefeitura de Barra Velha em conjunto com a CELESC-Centrais Elétricas de Santa Catarina tem executado o trabalho de “poda “ de árvores nas vias do nosso município. Essa ação pode ser comprovada diariamente em diversos bairros na nossa cidade, onde viaturas da concessionária de energia, dotadas de grua com cestos, são operados por uma equipe realizando essa função. Todos sabem que árvores necessitam de manutenção, principalmente quando estão localizadas em áreas urbanas e logradouros públicos, pois em direto conflito com postes de energia e telefonia podem com eles se chocarem causando prejuízos e transtornos com a interrupção de fornecimento dos serviços a população. Mas como todo ser vivo elas tem seu ciclo de vida e este deve ser respeitado para um bem comum.

             O que temos observado nos mais diferentes pontos da cidade é o despreparo das equipes em realizar de forma correta a manutenção dessas árvores. A necessária poda foi transformada em mutilação que em diversos casos terminará em morte da árvore.  Veem-se regularmente as árvores tão necessárias sendo despedaçadas sem critério técnico e sem conhecimento. Só para informar; para executar a poda corretiva é necessário respeitar a correta época do ano, nesse caso no final do inverno e começo da primavera, quando as raízes estão mais ativas e a planta pode se recuperar melhor da agressão. Sim a poda é uma agressão à planta.
              Existem diversos tipos de poda a serem executados. Os mais conhecidos são:  Poda de Condução, Poda de Limpeza, Poda de Manutenção, Poda de Conformação, Poda em “V”, Poda em Furo, Poda de Contenção de Copa e Poda Drástica.  Cada tipo de poda deve ser aplicado especificamente a cada árvore individualmente respeitando a espécie, o tamanho e sua localização com o acompanhamento preferencialmente de um Engenheiro Florestal.  A poda mal realizada ou realizada sem critérios técnicos pode permitir a entrada de fungos e bactérias pelo lenho (parte que ficou exposta) causando apodrecimento do tronco culminando com a morte da árvore em questão. Dessa forma em vez de haver um saneamento do problema inicial, cria-se um problema secundário ainda maior.  Devemos ter em mente que os critérios de escolha da poda adequada são imperativos para que seja respeitado o ciclo evolutivo da planta, evitando que sejam levados em consideração os fatores externos estéticos.

               Muitas vezes é logisticamente correto tentar eliminar os fatores que causariam uma eventual poda, modificando o cenário ao redor do espécime vegetal priorizando assim a manutenção do verde ao invés de construções ou instalações e fiações elétricas.  A substituição de redes elétricas e telefônicas tradicionais por redes compactas ou subterrâneas é uma boa solução, pois levando em conta que as árvores estão em constante crescimento, logo o problema de contato com os galhos irá repetir-se.  As podas drásticas como temos visto em diversas árvores na cidade devem ser evitadas sendo a sua execução permitida apenas em casos emergenciais ou quando precedida de laudo e parecer técnico emitido por funcionário técnico habilitado. De outra forma incorre no desobedecimento  da Lei Federal 9.605/98  onde o seu Artigo 49 prevê, tipifica e estipula pena pelo seu descumprimento.

               Também recentemente na cidade começaram a serem executados passeios públicos (calçadas) em diversas vias com a utilização de blocos de cimento pré-moldados (paver).  Em diversos locais, árvores já plantadas estão sendo retiradas de forma criminosa e sem autorização, pois a justificativa dos executores é que essas plantas atrapalham a correta execução do calçamento. As leis não estão sendo cumpridas tanto na questão das podas irregulares quanto na construção das calçadas públicas. As denúncias dessas irregularidades devem ser encaminhadas ao Ministério Público Federal de forma que as leis sejam definitivamente cumpridas.  Venho lembrar a todos que cada árvore adulta libera em média 400 litros de água por dia produzindo um efeito refrescante equivalente a 5 aparelhos de ar condicionado funcionando 24 horas por dia. Cito aqui as sábias palavras do Prof. Alexandre Barnewitz; “ se o asfalto e o concreto embrutecem, as árvores humanizam”!  Dessa forma deixo claro que cuidar das árvores de forma correta é essencial para que a cidades tenham qualidade de vida melhor de forma a preservar o bem mais precioso que temos a vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário