quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Para Que Servem os Políticos?


É histórica a origem dos políticos no mundo. Durante séculos, desde a Roma antiga e a Grécia existem pessoas escolhidas como representantes de uma região ou população. Com o gradual aumento de habitantes sobre a terra, é normal em uma sociedade civilizada nomear dignos representantes para serem os porta-vozes das necessidades de todos.

Com o passar dos tempos muita coisa mudou. Principalmente quanto a representatividade. Atualmente a enorme maioria da classe política não representa mais ninguém além de apenas seus próprios interesses..
Para falar especificamente do nosso Brasil, vemos quase que diariamente nas mídias os péssimos exemplos dados pelos atuais políticos de plantão. A primeira demanda a ser atendida é resolver sua vida financeira particular. Depois homenagear amigos e conhecidos com nomes de ruas e praças. Mais adiante vemos "justas homenagens" para afilhados ou apadrinhados políticos partidários, e por aí vai a bandalheira.
Tem político politiqueiro querendo extinguir o ensino da língua inglesa, outro homenageia ditadores criminosos de outros países com nomes de escola, outro ainda propõe que "exércitos" de baderneiros defendam com uma verdadeira guerra seus interesses pessoais. Outro ainda pior nomeia criminosos para seus gabinete e permite o roubo e dilapidação dos bens públicos para se locupletar. Tem aquele que utiliza a máquina pública para corromper outros políticos aumentando o time dos bandidos representativos. Tem muito mais mas a lista seria muito grande.

As classes legislativa e executiva e também porque não dizer a judiciária, esqueceram-se, de forma proposital, quais as suas principais obrigações e deveres.  Primeiro cumpre dizer que político é funcionário público e dessa forma é obrigado a trabalhar para e pelo público.
Segundo; o político eleito pela população nunca deve legislar em causa própria, pois ele está na atual situação apenas para representar temporariamente aqueles que o elegeram. Resumindo ele é o porta-voz da população.
Terceiro; ele não é político, ele está político, pois não existe a profissão de político ou pelo menos assim deveria ser visto que todo político tem um mandato de 4 ou 8 anos e findo esse tempo acabou sua atuação.
É o tipo de trabalho que se sabe de antemão o tempo de validade para que sempre haja renovação nas propostas da comunidade.

Atualmente temos representantes analfabetos, criminosos, processados, incompetentes e desnecessários nos representando. Infeliz de um povo que não sabe eleger seus representantes.
A moda vigente é retirar nomes de figuras históricas e importantes de monumentos, construções e logradouros para substituir por nomes de políticos partidários inúteis ou ideologicamente alinhados.
Outro péssimo costume é se achar "deus" e elaborar projetos de lei que seguem na contramão da Constituição Federal achando que com isso entrarão para a história. Claro que serão lembrados, mas pela incompetência!
O despreparo ou incompetência da grande maioria dos atuais legisladores fica evidente quando abrem a boca para falar de assunto que não dominam. Nesse caso quase todo tipo de assunto, pois não dominam quase nada sendo a cultura, informação e conhecimento palavras desconhecidas a maioria dos eleitos na atualidade.

O desencanto com a classe política não é novidade, mas que fique bem claro, é de inteira responsabilidade de quem os elegeu! Levante a mão o cidadão que cobrou e exigiu que o seu eleito atitudes corretas e representativas. Não adianta reclamar pelas esquinas enquanto a bandalheira continua. A cada 4 anos toda uma população tem chance de mudar o atual cenário de desolação apresentado, mas sistematicamente repete no erro reelegendo os mesmos inúteis de sempre.
Tenho um pensamento sobre o tema, comparando com a preparação de um bolo. Se você não mudar os ingredientes que irão se transformar num bolo, como você quer que o bolo seja diferente. Se o bolo é ruim, mude e faça outra receita.
Da forma com que o povo brasileiro continua a fazer bolo ruim com péssimos ingredientes logo estaremos intoxicados e envenenados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário