segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Governo X Meio Ambiente – Entenda o Que Não Dá Certo


Você ainda lembra o que é Meio Ambiente não é mesmo?  Recapitulando: É todo lugar onde as mais diversas formas de vida animal, vegetal, humana e até acidentes geográficos e geológicos convivem. Resumindo: É onde estamos nesse momento. Aí você pergunta: Por que Governo X Meio Ambiente? Não deveria ser Governo = Meio Ambiente? Siiiiimmmm deveria, mas infelizmente não é! Sabe por quê? Porque na esmagadora maioria dos governos os mandatários não tem uma visão ambientalista. O ambientalismo não é contra uma visão desenvolvimentista, mas é sim contra um desenvolvimento não sustentável. A sustentabilidade só acontece quando todos atores, humanos, animais, vegetais e minerais conseguem dialogar e conviver harmonicamente.

Esse diálogo não acontece com palavras jogadas ao vento em discursos populistas, mas sim em ações concretas e responsáveis que venham a beneficiar sem destruir. Governo, seja em qual esfera atue, visa principalmente o incremento financeiro, pois vive exclusivamente de arrecadação de impostos. Seguindo nessa linha as políticas acabam beneficiando apenas alguns segmentos específicos deixando de lado todo o resto da população. Todos sabem que os governos municipais têm como sua grande prioridade o famigerado IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), pois ele sustenta a máquina administrativa. Então quanto mais imóveis construídos numa área urbana maior será a arrecadação financeira. Nesse perverso ciclo desenvolvimentista a questão ambiental sempre é deixada de lado.

Basta ver nossas cidades como Barra Velha, Balneário Piçarras, São João do Itaperiú, Araquari e tantas outras. Quanto mais as cidades crescem na suar urbanização mais relegado ao segundo plano fica a questão ambiental. Que fique bem claro que é possível a convivência harmônica desde que os governantes ajam com responsabilidade ecológica.
Legislações existem. O Brasil é o país que tem a melhor legislação ambiental do mundo segundo a ONU. Temos Ministério de Meio Ambiente, Secretarias Estaduais e Municipais, Fundações Ambientais, ONGs, Entidades Filantrópicas que defendem questões ambientais e tudo mais. Então porque somos ainda o país que mais desmata no mundo?  Porque somos o país que encabeça a lista de animais em extinção? A resposta é bem fácil: Cobiça, ganância e descaso aliados a falta de cumprimento das leis. Não basta ter leis, elas precisam ser cumpridas! Também temos o péssimo hábito de acreditar no poder absoluto do dinheiro e que ele resolverá todas as nossas necessidades. Valores monetários não são necessários para a preservação do ambiente que nos suporta. O planeta Terra já não dá mais conta das agressões ambientais às quais é submetido. Hoje para podermos manter a tão qualidade de vida precisaríamos ter duas Terras e meia para equilibrar a balança da sustentabilidade.

Governos são instituídos para providenciarem soluções. Para isso é que foram eleitos originalmente. Os desvirtuamentos das funções que os governos praticam acabam por apenas criar mais problemas do que soluções, colocando em interrogação a real necessidade desse tipo de governo instituído. Entende-se que um governo deveria ser composto por pessoas de notório saber com soluções práticas e fáceis ante os problemas apresentados. Na prática a realidade é completamente oposta quanto vemos a cada dia que passa a incapacidade governamental em resolver problemas, passando a estes desgovernos serem os maiores causadores dos problemas.
Ações criminosas como aterramento de margens de rios, permissão de edificações em encostas de morros, ocupação ilegal e irresponsável de faixa de dunas e vegetação de restinga, retificação de cursos de rios, desmatamento de áreas remanescentes de matas e florestas, contaminação de rios e lagoas por esgotos urbanos, são parte de uma interminável lista de crimes permitidos e praticados por administrações municipais de todos os municípios na nossa região. Os piores crimes são aqueles praticados por quem deveria zelar pela manutenção do patrimônio natural. Menos de 30% dos municípios brasileiros cumprem a legislação da PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos). Metade dos municípios não tem coleta de esgoto e dos que coletam, menos de 20% são tratados.

Que fique bem claro que cidades que não oferecem um meio ambiente limpo e adequado não terão um futuro promissor. As pessoas sempre buscam uma natureza agradável e limpa para seu lazer e convivência. Quer um exemplo: Quando você sai de férias você tira fotografias de montanhas, florestas, praias de areia branquinha, rios cristalinos, cachoeiras limpas ou tira fotos de rios de esgoto, prédios enormes, centenas de carros, montes de lixo, calçadas cheias de gente, indústrias despejando fumaça na atmosfera?
A sustentabilidade pode conviver com o desenvolvimento urbano bastando que as populações e seus respectivos governos pensem e ajam de forma a respeitar o meio ambiente. Governos que só pensam em arrecadações impostas não são governos, mas sim criminosos autorizados. Logo estaremos às portas de mais uma eleição municipal. Veja qual o comprometimento que  candidatos às eleições tem com o meio ambiente e sustentabilidade. Pergunte ao candidato se ele sabe o que é sustentabilidade. Se ele não souber, busque outra opção porque até hoje nossas cidades não tem tido administrações voltadas à proteção do nosso bem mais precioso, nossas vidas em harmonia com a natureza.


Nenhum comentário:

Postar um comentário