quinta-feira, 18 de maio de 2017

Hidroponia

Hidroponia de alface em escala comercial
Hidroponia; palavra de origem grega significativa – Hydro=água > Ponos=trabalho. Literalmente hidroponia é trabalho com água.
A hidroponia é uma técnica de cultivo de plantas, vegetais, legumes e frutas sem a utilização de substrato sólido. Nesse processo as plantas retiram os nutrientes necessários a sua sobrevivência e desenvolvimento de meio aquoso (líquido) onde são adicionados sais minerais e demais produtos para que a planta cresça melhor e mais saudável.
Essa técnica é bastante antiga, mas somente em 1930 o termo hidroponia foi utilizado pela primeira vez. Credita-se ao Dr. William F. Gericke da Universidade da Califórnia a suposta “invenção” do processo bastante diferente de cultivo. Estudos realizados descobriram que os Sumérios, habitantes da antiga Mesopotâmia (atuais Iraque e Kuwait) já utilizavam técnicas rudimentares de cultivo de plantas com sistema de canais e poços de irrigação. Isso tudo ainda 5.000 anos AC.
Tomates sendo cultivados com técnicas de hidroponia
Ao redor dos anos 1950 e 1960 essas técnicas foram sendo aperfeiçoadas em países como França, Itália, Suécia, Alemanha, União Soviética, Israel, Espanha e Inglaterra, com cada país adaptando o cultivo hidropônico às suas necessidades e características de solo e clima. No Brasil a hidroponia apenas começou com a chegada ao país do hoje doutor Shigueru Ueda, então graduado em engenharia civil pela Universidade de Tóquio.  O Dr. Ueda desenvolveu sua pós-graduação, mestrado e doutorado aqui no Brasil pela USP (Universidade de São Paulo) em engenharia e hidroponia. No ano de 2015 o Dr. Ueda esteve na cidade de Florianópolis participando do 10° Encontro Brasileiro de Hidroponia como palestrante no tema pertinente e hoje atua como consultor da Agência de Desenvolvimento do Japão (JICA) atuando em 35 países.
Modelo caseiro de cultura em hidroponia
O meio líquido para o cultivo de plantas tem grandes vantagens e algumas desvantagens. As vantagens são: Qualidade de produção, redução na mão de obra para manutenção do plantio, diminuição no tempo de cultivo, diminuição na quantidade de agrotóxicos e defensivos, aproveitamento melhor e mais correto da água e nutrientes evitando o desperdício. Com isso o tempo de vida nas prateleiras de comercialização das plantas é maior com plantas mais bonitas e viçosas, fato que agrada muito aos consumidores. As plantas comercializadas em hidroponia são mais procuradas e valorizadas, pois em geral são mais limpas, mais saudáveis e mais vistosas do que as suas correspondentes cultivadas com métodos tradicionais em contato com a terra. A técnica da hidroponia consiste em mergulhar as raízes das plantas no meio líquido onde podem ser sustentadas durante o crescimento por canos de PVC, garrafas PET, canaletas de cimento, pedras e outros suportes físicos de qualquer tipo de material.  Existem culturas hidropônicas em jardins suspensos nas paredes que utilizam métodos de gotejamento ou aspersão dos produtos desenvolvedores de crescimento, mostrando que a hidroponia é dinâmica e aberta a novas técnicas. Nesses casos pode também ser chamada de aeroponia.

As desvantagens desse inovador método geralmente ficam a cargo dos custos de produção motivados pela necessidade de construção de estufas, instalação de sistemas elétricos e hidráulicos, bem como mesas e outros equipamentos que precisam de manutenção mais frequente. Os minerais e sais fertilizantes utilizados na hidroponia incluem pouco custo a mais no produto final cultivado onde não há desperdício nem perdas na sua aplicação. Os mais comuns são: nitrato de potássio, ureia, fosfato monopotássico, sulfato de magnésio e molibdato de amônio, todos solúveis em água sendo extremamente eficientes em condições controladas de temperatura, oxigenação e acidez-PH.
Temperos hidropônicos
Países como os Estados Unidos, o Japão e Israel produzem vegetais, frutas e demais produtos hidropônicos em escala industrial, com grande destaque para o Japão que por possuir geografia e topografia muito irregular tem ampliado o plantio em hidroponia cada vez mais. Israel tem grande destaque na produção de flores e plantas ornamentais para exportação além de plantas destinadas ao consumo humano e animal. No Brasil, por questões culturais e costumes centenários, a cultura hidropônica ainda é pouco difundida e incipiente com destaque para o cultivo do tomate, da alface e de algumas espécies de flores.
Cultivo de flores usando hidroponia
Como curiosidade, cito que a primeira produção em larga escala de alimentos em hidroponia aconteceu durante a Segunda Guerra Mundial. Nessa ocasião o Exército dos Estados Unidos construiu um sistema de hidroponia por inundação e drenagem em várias ilhas do Oceano Pacífico. Na Ilha de Chofu no Japão havia cultivo numa área de 22 hectares, tudo para consumo das tropas.
A hidroponia é uma excelente opção para não contaminar o solo com pesticidas e da mesma forma evitar a contaminação dos alimentos produzidos nesse solo. Também a destruição de produção por insetos é drasticamente diminuída pelo simples fato de que as plantas não estão em contato com o solo onde habitam os pequenos insetos rastejantes. É provado que alimentos hidropônicos são mais saudáveis e tornam-se ótimas opções para pequenas hortas caseiras domiciliares principalmente nas cidades grandes onde os espaços são restritos e o tempo para dedicação a agricultura é reduzido. Em todas as opções, a saúde agradece e o meio ambiente acaba sendo preservado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário