sexta-feira, 4 de setembro de 2015

CINCO BRECHAS PARA A CORRUPÇÃO NAS PREFEITURAS



·    
   *  FISCALIZAÇÃO PRECÁRIA
Contas e contratos das prefeituras não tem praticamente nenhum controle externo.
Fora São Paulo e Rio de Janeiro, os únicos municípios que contam com tribunal de contas próprio, todos os demais municípios são fiscalizados por Tribunais Estaduais, na proporção de 27 tribunais para 5.568 prefeituras.

·        * DESVIOS PEQUENOS
Como a maior parte das prefeituras tem orçamento baixo, o volume de dinheiro desviado também é reduzido. São vazamentos gota a gota que são menos perceptíveis
do que os grandes desfalques.

·     *    SERVIDORES DESPREPARADOS
Os desvios mais comuns em prefeituras são por meio de fraudes em licitações. Funcionários mais bem preparados poderiam ajudar a evitar elaborando concorrências mais transparentes e tecnicamente perfeitas. Boa parte dos funcionários atualmente desconhecem os procedimentos básicos necessários para posteriormente prestarem contas à sociedade e aos Tribunais de Contas.

·      *   DINHEIRO MENOS VIGIADO
Em média dois terços das receitas dos pequenos municípios vem dos estado e  da União, o que significa que o dinheiro proveniente dos impostos municipais tem pouco peso no orçamento das prefeituras. Quando os recursos são externos de fonte não conhecida pelo público e não dos impostos locais, a vigilâncias obre a sua fonte e destinação diminui muito.

·       *  COMPADRIO
Sete em cada dez cidades brasileiras não tem 20.000 habitantes. Com isso a proximidade e amizade entre funcionários públicos corruptos e autoridades que deveriam fiscaliza-los, como vereadores juízes e promotores podem afrouxar a fiscalização fazendo vistas grossas aos desvios.

                                                         Compilado e adaptado-Revista Veja-set/2015


Tudo isso acontece na grande maioria das cidades do Brasil. Até quando vamos continuar complacentes e coniventes??

Nenhum comentário:

Postar um comentário