sexta-feira, 4 de setembro de 2015

O Que Acontece Com a Humanidade?

   
Nada mais chocante do que perceber na imagem acima a inocência perdida e uma vida que se vai inutilmente.
Passam dias, meses, anos e as cenas repetem-se. Uma vez na Itália, outra vez na França e outra ainda na Alemanha ou Áustria.

     Esquecemos que essas mesmas tristes cenas repetem-se ao longo de décadas e até séculos quando da ocorrência de guerras civis, mundiais ou apenas conflitos ditatoriais, étnicos ou culturais aconteceram em muitos países no mundo. A bola da vez são países do norte da África como Sudão, Chade, Líbia ou Somália. Não esquecendo a Síria no Oriente médio entre outros.

     A humanidade se perde entre conflitos tribais, ideologias e disputas territoriais e de poder. O ser humano nesse jogo de interesses nada mais é do que moeda de troca ou barganha, de forma a pressionar entidades de direitos humanos e outros países a aceitarem suas imposições ideológicas. O povo quer apenas viver! O povo não está preocupado com quem manda ou acha que manda. O povo quer apenas paz!
     Essa paz tão distante das mentes doentias que acreditam que através da força e do subjugamento de seres humanos se consegue a aprovação de vontades políticas ou religiosas.

     O fenômeno da imigração não é recente. A própria humanidade se espalhou pelo mundo após o surgimento dos primeiros homídios no Continente Africano. Agora a repetição ocorre por motivos muito menos nobres do que a simples evolução. A imigração agora acontece por simples sobrevivência.
     Quantos de nós nem teríamos nascido se não houvesse a imigração e consequente aceitação de algum país para nossos pais. O Brasil é por excelência um país de imigrantes, sejam eles italianos, japoneses, alemães, árabes ou africanos. Agora com um arroubo de patriotismo muitos países recusam-se a receber imigrantes apenas pela cor de pele diferente ou religião. Aceitar o ser humano como ele é pode ser considerado uma prova de sapiência, afinal somos todos seres de uma só espécie, a espécie humana!

     Muito difícil uma sociedade moderna e dinâmica estender a mão a refugiados ou imigrantes ilegais. Afinal quem é que quer perder seu conforto material? E como fica a solidariedade? Você já se colocou no lugar de algum desses refugiados "invasores"? Como você sentiria se a tua família fosse morta e tudo pelo qual sempre lutou te fosse tomado de uma hora para outra? Você já pelo menos conversou com algum imigrante de outro país para tentar entendê-lo?

     Faça sua parte. Solidariedade é uma mão de duas vias. Trate bem a todos indistintamente. Pode ser que um dia  o imigrante ilegal ou refugiado seja você. Lembre-se que teus ancestrais também foram imigrantes. Estenda a mão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário