segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Água é Vida ou Água e Vida?

      
Viajando a mais de um mês por países como o Peru, Chile e Argentina, deparamos novamente com a dura realidade dessa bela região. A ÁGUA!! Ou pior, a falta dela! Neste início do ano de 2017, apesar de estarem ocorrendo chuvas, elas não são regulares e para piorar quando vem, são temporais que arrasam e isolam cidades e localidades nesses países.
      Culpa ou efeito do fenômeno chamado de “La Ninha/Niña” onde ocorre aquecimento das águas do Oceano Pacífico. Isso tem o devastador efeito de aquecer o ar no alto das montanhas ocasionando o degelo das neves e glaciares que são a verdadeira fonte de águas para o consumo por aqui no Andes e toda região limítrofe. Resultado: já falta água nas cidades! Por que isso acontece? Difícil afirmar o verdadeiro motivo dos fenômenos climáticos. Uns dizem aquecimento global, outros chamam de eras glaciais alternadas, outros ainda afirmam que nada mudou e sempre foi assim! Cada um com sua teoria, mas o fato que nós comprovam os a cada ano que visitamos a região comprovam os que a neve e gelo acumulado nas mais altas montanhas diminui a cada ano!!
Laguna Verde- Paso San Francisco-Chile/Argentina
      O que fazer então? Como fazer algo para tentar melhorar a condição de diminuição de oferta de água para o consumo? Racionalização e consumo consciente são as palavras chaves. Nada de ser chato e desagradável, mas evitar o desperdício é fundamental! O consumo de água mineral engarrafada aumentou assustadoramente por aqui e em todo mundo. Simplesmente pelo motivo de muitos rios e fontes antes utilizados como suprimento natural secaram! Sabe a pior consequência do consumo de águas engarrafadas? LIXO!! Acabamos por criar mais um problema na tentativa de solucionar o primeiro! Agora são dois graves problemas quase sem solução.
      No Peru e no Chile é imenso o movimento de plantio de árvores em qualquer lugar possível. Em pleno Deserto do Atacama vemos ao longo de centenas de quilômetros árvores das mais variadas espécies sendo plantadas. Você sabe por quê? Claro, para acumular umidade e com ela proporcionar formação de possíveis chuvas e pequenos reservatórios de água.
Deserto com plantações-Peru
      
Árvores plantadas no deserto à beira da Rodovia Pan-Americana no Peru

       Exemplos bons como esses se veem em todas as regiões Andinas que visitamos. Infelizmente o acúmulo de lixo também foi comprovado em todas elas! Chegamos a um impasse: vida moderna e mais farta com muito lixo ou  vida mais simples e espartana com menos consumismo. A escolha sempre foi nossa e até os dias de hoje sempre equivocada. Basta lembrar que a algumas poucas décadas atrás ninguém comprava água mineral engarrafada. Bebia-se água de rio, fonte ou poço e era água de qualidade e muito saborosa!

      Como proceder, então, meus caros amigos leitores? Vou repetir aqui o que já escrevi em outras colunas no nosso querido Folha Parati: diminua o consumismo desenfreado! Seja simples nas tuas atitudes com o meio ambiente. Interfira o mínimo possível com a natureza. Utilize materiais ecologicamente corretos e poupe recursos como energia elétrica, água, papel, combustíveis. Não esqueça que ser eco-consciente é planejar bem o futuro que se aproxima e executar  o presente que estamos enfrentando agora!

     Não esqueça nunca: Economize água, sem ela não haverá futuro algum.
Deserto do Atacama-Nasca-Peru

Nenhum comentário:

Postar um comentário