quarta-feira, 30 de agosto de 2017

Praças, Parque, Reservas Naturais e outros...


Trilha para a Cachoeira do Farofa - Parque Nacional da Serra do Cipó-MG.
Tenho viajado muito pelo nosso Brasil e também exterior sempre focando nossas expedições em belezas naturais, cultura local e belezas cênicas preferencialmente moldadas pela natureza.
O que precisamos deixar bem claro em primeiro lugar é a busca pela natureza. Deixando o consumismo em segundo plano, o que leva pessoas a procurarem a natureza como destino de suas férias é a busca pela paz, simplicidade e segurança oferecida por destinos que não tenham grandes concentrações populacionais ou simplesmente o afastamento da rotina diária em centros urbanos.
Todas as vezes que viajamos seja para qualquer destino escolhido; cidade, campo, praia, montanha pode ter a certeza de que uma praça, um parque, uma reserva ambiental ou uma atração natural será sempre o alvo que miramos para conhecer. Sim conhecer, pois o conhecimento é infinito e já morreu quem acredita dominar qualquer pequeno nicho deste universo de informações.
Temos visto a grande maioria das cidades em muitos países e aqui mesmo no Brasil dando destaque para suas áreas verdes. Podem ser desde pequenas praças arborizadas a parques urbanos com maior dimensão chagando por fim a grandes reservas ambientais com concentrações significativas de vida natural vegetal e animal.  Cidades cosmopolitas como Nova York, Tóquio, Buenos Aires, Santiago, entre outras centenas de exemplos ganham destaque. Outras menores como Curitiba, Jaraguá do Sul privilegiam e presenteiam seus habitantes com vastas áreas verdes tão necessárias e acolhedoras ao lazer ou apenas a poucas horas de contemplação e descanso.

Parque Estadual do Biribiri - Diamantina - MG.

Placa informativa da RPPN-Caraça - MG.

Trilha do Parque Municipal do Japi - Jundiaí - SP
Parques Municipais, Estaduais e Nacionais pipocam por todos os cantos do nosso Brasil, apesar de políticas públicas ainda acanhadas e amadoras. São esses lugares que a cada dia ganham mais visitantes e atraem de todas as partes novos interessados em desfrutar a beleza e tranquilidade que áreas verdes e naturais proporcionam ao ser humano. A natureza é um verdadeiro ímã para atrair o homem em busca de sua essência. A cada dia mais pessoas motivam-se a proteger o meio-ambiente. Cada vez mais pessoas engajam-se e buscam melhorar sua qualidade de vida protegendo o que de mais belo temos a desfrutar, a natureza!
Em recente viagem ao norte do estado de Minas Gerais, tive o imenso prazer em conhecer o Parque Nacional da Serra do Cipó. Também a APA Reserva da Serra do Japi no município de Jundiaí, interior de São Paulo.  Também o Parque Estadual do Biribiri coladinho à mineira cidade histórica de Diamantina, rota final da centenária Estrada Real que ligava o litoral fluminense a região das famosas Minas Gerais.  Como deixar de mencionar o Parque Natural do Caraça na Serra do Espinhaço interior de Minas Gerais que já serviu de lugar de meditação dos padres vicentinos e acolhida e hospedagem dos Imperadores D. Pedro I e D Pedro II.  Todos esses parque e reservas ambientais valorizando e preservando seus rios, matas e formações naturais que de tão belas acabam por nos fazer esquecer de sua importância no equilíbrio da vida e da sobrevivência de nossa espécie.

Chegando a RPPN - Parque do Caraça - MG
Parque Nacional, Parque Estadual, RPPN (Reserva Particular de Patrimônio Natural),  Estação Ecológica, APA (Área de Preservação Ambiental, APP (Área de Preservação Permanente) e as mais diversas nomenclaturas utilizadas para designar áreas e regiões protegidas são apenas nomes que na sua essência buscam mostrar a importância de sua existência. Sem a participação efetiva de uma sociedade consciente e atuante nada disso tem valor ou duração. Basta saber que em conversas com administradores dessas reservas descobrimos que a maioria delas iniciou com a mobilização da sociedade civil que pressionou o poder público para a implantação das unidades. Muitas continuam sendo administradas  como RPPNs e contam com a supervisão do ICMBio apenas como assessoria técnica e legal. Outras como Parques Nacionais sim são orientadas e mantidas pela União na sua determinação legal de ser responsável pelas UCs.




Qualquer cidade pode fazer a sua parte na criação e manutenção de uma UC (Unidade de Conservação). Basta boa vontade política e ter uma sociedade engajada.  Pesquisamos nos inúmeros parques e UCs que visitamos e descobrimos que o maior entrave para a criação e manutenção de uma área verde natural é a desinformação e falta de vontade política. Muitos administradores municipais e estaduais ainda não abriram os olhos e mentes sobre a verdadeira mina de ouro que é a preservação ambiental na forma de Unidades de Conservação. O turismo contemplativo, esportes de aventura, bem estar e saúde são apenas alguns benefícios promovidos pela existência de praças, parques e reservas naturais.  Até mesmo o incremento financeiro municipal acaba sendo alavancado com a instalação dessas unidades conservacionistas que acabam por atrair mais negócios sustentáveis na localidade.
A esperança que novas gerações de administradores públicos com consciência ambiental surjam num futuro próximo ainda é apenas uma esperança.  Enquanto o foco dos atuais é apenas financeiro e desenvolvimentista sem qualidade de vida e sem sustentabilidade,  poucas esperanças teremos num futuro melhor e mais promissor.

  
Parque da Cidade - Jundiaí- SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário