segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Tartarugas, Golfinhos e Outros Animais nas Nossas Praias

Tartaruga verde
A exatos 2 anos  escrevi aqui no meu blog o tema sobre a luta PINGUINS X REDES – Quem perde Nessa Parada? A resposta já sabemos.
Hoje volto ao tema, mas com o mesmo enfoque sobre a intensa mortandade de tartarugas e outros animais marinhos que estão aparecendo nas praias catarinenses.  Não é de hoje que manifesto minha indignação com o fato que de forma lamentável tem se tornado rotina. Basta caminhar qualquer dia a qualquer hora que se encontram diversos animais mortos nas areias das praias.
Até na semana passada ainda postei em redes sociais sobre o que tem acontecido e a grande repercussão levou-me a reflexão sobre a motivação dos acontecimentos. Entre as dezenas de manifestações favoráveis e de apoio, apareceram uma ou duas fazendo críticas ao meu posicionamento inclusive com ameaças, algumas veladas outras explícitas.  De antemão aviso que ameaças não me atingem nem afligem e apenas demonstram a truculência e o desrespeito às leis vigentes no nosso país. O que fica claro e concreto é que sim existem muitos profissionais da pesca que ainda acreditam que burlando a legislação e praticando crimes ambientais estarão levando alguma vantagem. Ledo engano; os maiores prejudicados no descumprimento legal ambiental são exatamente os profissionais que se acham espertos e se aproveitam da leniência e marasmo das autoridades ambientais.

Mais uma das inúmeras tartarugas encontradas mortas nas nossas praias.
 
Tartaruga encontrada com pedaços de rede e chumbos presos nas nadadeiras
Neste ano imensa quantidade de Tartarugas Verdes (Chelonia mydas) e de Tartarugas Comuns ou Cabeçudas ( Caretta caretta) tem aparecido mortas com ferimentos nas nadadeiras. Não é especulação é um fato que pode ser comprovado e que já flagrei com registros fotográficos. Por que isso acontece? Pela proximidade de redes de espera ancoradas ilegalmente a poucos metros da arrebentação e da areia! Minha indignação multiplica-se quando flagro nos espécimes mortos pedaços de rede com chumbadas ainda enrolados nas nadadeiras e pescoços dos quelônios.  Todos os pescadores sabem da proibição de captura dessas espécies e dessa forma quando acontece a malhada de alguma tartaruga, cortam rapidamente suas redes para livrarem-se do flagrante crime ambiental que lhes pode render apreensão de todo material, multas pecuniárias, restrição de direitos, restrição de liberdade entre outras punições.
Mas a realidade diária é um pouco diferente. A incompetência dos órgãos ambientais municipais, a morosidade e falta de vontade dos órgãos estaduais e federal acabam por tornar as leis como letras mortas! A Portaria 1.522/1989 do IBAMA que trata especificamente dos animais marinhos em extinção no Brasil deixa clara a proibição dessas espécies. A Lei Federal n° 9.605/1998 que versa sobre crimes ambientais deixa claríssimo e sem nenhuma dúvida do que é proibido na morte e/ou captura de animais listados em situação de risco. Sempre se ouve a desculpa de que a captura não é voluntária, chamada de captura incidental, mas não se pode aceitar o rótulo de uma captura involuntária quando se colocam redes ilegais em locais proibidos e não contemplados pela legislação! Agindo contra a lei, assume-se voluntariamente o risco de cometimento de crime.

Toninha morta por ferimentos provocados por redes de pesca

Golfinho vitimado por redes ilegais e criminosas
Para fazer indesejada companhia às tartarugas vemos golfinhos, botos e toninhas também perecendo ante a irresponsabilidade de alguns que se autointitulam  profissionais da pesca.  Vejo que diante da incompetência de organismos legais e oficiais em lidarem com o problema quero deixar claro que a quebra da cadeia alimentar da natureza produz danos irreversíveis. Quando o único ser que destrói seu habitat de forma consciente é o humano, restam-nos poucas alternativas de um futuro promissor. Fico a refletir que com tanta tecnologia e tanto conhecimento adquirido ao longo dos séculos, o bicho homem ainda não descobriu que ele NÃO É A PARTE MAIS IMPORTANTE DA NATUREZA! 
Pouco se faz para proteger a todos os seres viventes. O foco da humanidade desumana é e sempre foi a motivação financeira. Mata-se e destrói-se tudo à volta em nome da esfarrapada desculpa de que precisamos “sobreviver”! Sobreviver com dinheiro, à custa de um enorme débito da natureza que já está operando a muito tempo no “cheque especial”!  O rombo que por décadas ou séculos estamos provocando possivelmente nunca mais terá saldo suficiente para recuperar essa conta ambiental. Resumindo em poucas palavras: Matamos a tudo e a nós mesmos em troca de alguns trocados!
Pobres tartarugas, golfinhos, botos, toninhas, pinguins, peixes e crustáceos que diante da voracidade e estupidez humana pagam com suas vidas inutilmente apenas para aplacar a sede humana por dinheiro. Quando nada mais restar o que iremos fazer?

Dessa forma peço encarecidamente a todos que sejam mais humanos e protejam o ambiente onde todos vivemos.  É questão de auto-sobrevivência! É questão de inteligência!


Nenhum comentário:

Postar um comentário