sexta-feira, 25 de maio de 2018

Areias Monazíticas – Você Conhece?

Areia Monazítica

Quase fim de ano! Época de planejar as férias ir para a praia e relaxar. Aí você chegando na praia, resolve estender a sua toalha na areia, armar o guarda-sol e a cadeira de praia, mas...  ... bem naquele canto da praia tem aquela areia “suja” – preta, com uma consistência meio pastosa e estranha...
E agora: “que droga de poluição” você diz!  Sinto afirmar que você está muito enganado ou mal informado. Nem sempre o que parece “sujeira” é poluição ou esgoto nesse caso. Não confunda as tão famosas “línguas negras” de esgoto já tão desnecessariamente famosas nas nossas praias com a areia monazítica! As línguas negras correm pela areia formando um canal de areia fétida com água igualmente suja em direção ao mar. Diferentemente a areia monazítica espalha-se de forma homogênea por toda a superfície da praia, ocorrendo na maioria das vezes num canto da praia.

Praia do Cerro-Itajuba-Barra Velha-SC
Afinal o que então essa tal de AREIA MONAZÍTICA?
É uma ocorrência geológica proveniente da decomposição de alguns tipos específicos de granitos no período Pré-Cambriano ao longo da costa. Esses granitos ou gnaisses específicos contêm alguns minerais e metais pesados, que no caso da areia monazítica são a magnetita, ilmenita e o rutilo e alguns elementos radioativos como o radônio, rádio, gadolínio, tório e até urânio. Mas no caso das areias monazíticas, a presença mais intensa é do elemento químico radioativo Tório (Th-232) na forma de óxido de tório (ThO2).
A diferente composição das areias monazíticas influencia na sua cor aparente, variando de amarelo escuro, passando pelo marrom e chegando a cor preta. Essa composição também é determinante para estabelecer a quantidade de radiação emitida pela areia. O nome Monazita vem do grego “monazein”-que significa “estar solitário” pela raridade de seus afloramentos superficiais.  Segundo pesquisas as areias monazíticas possuem efeitos terapêuticos mais especificamente no tratamento de artrites, inflamações, gota, anemia e afecções alérgicas de pele. Alguns estudos indicam que as areias monazíticas seriam bons auxiliares no combate a diversos tipos de câncer. Existem controvérsias sobre os benefícios e malefícios oferecidos por banhos ou máscaras de areia monazítica, mas as pessoas que dela se utilizaram relatam melhoras na sintomatologia apresentada, motivada pela pequena quantidade de radiação sobre a pele, fato que estimula a circulação sanguínea. Não se sabendo com certeza sobre a quantidade e intensidade da radiação emitida ficará sempre a dúvida.


Polêmicas e controvérsias a parte, no Brasil existem diversos locais que apresentam areias monazíticas, como o mais famoso na Praia de Guarapari-Espírito Santo. Na Praia de Comuruxatiba no sul da Bahia e também na região norte de Santa Catarina, com afloramentos em Balneário Barra do Sul-(Praia das Salinas), São Francisco do Sul-(Praia do Itaguaçu) e pequena concentração em Barra Velha, mais especificamente na Praia do Grant e Praia do Cerro Em Itajuba.  No Espírito Santo a descoberta desse precioso mineral aconteceu no Século XIX por intermédio do engenheiro americano John Gordon que intermediou a retirada de areias monazíticas de forma clandestina para a Europa e Estados Unidos. Estima-se que mais de 200 mil toneladas do material foram contrabandeadas para fora do Brasil entre os anos de 1889 e 1951.
No fim do século XIX o principal uso do Óxido de Tório presente na areia monazítica capixaba e baiana era para a fabricação de lâmpadas e luminárias à gás. Mais tarde no início do século XX com o advento das grandes guerras mundiais esse elemento associado ao urânio (U-233) fabricado a partir do enriquecimento do tório presente nas nossas areias foi comercializado e contrabandeado para a fabricação de reatores nucleares em submarinos e no desenvolvimento de bombas nucleares. Na década de 1950 o Brasil foi “forçado” a decidir se enviava tropas para o oriente na famosa Guerra da Coreia ou em caso de negativa deveria ofertar areias monazíticas e “outros materiais de uso estratégico” para auxiliar os países aliados naquela disputa sangrenta que durou diversos anos.

Praia do Grant-Itajuba-Barra Velha-SC
Independente de polêmicas e disputas internacionais as areias monazíticas são afloramentos relativamente raros e mesmo que não haja nenhuma comprovação científica garantida 100%, devemos sim preservar e utilizar de forma racional nossas belezas naturais. Que fique bem claro e definitivo que as areias pretas nem sempre significam sujeira e nesses casos das nossas praias em Itajuba, são belas atrações naturais que embelezam ainda mais nossa cidade.
Aproveito essa coluna/blog para agradecer a todos que me acompanham, agradecendo a fidelidade e amizade que tenho recebido nos inúmeros emails que recebo. Nosso compromisso é com a verdade e mais respeito com um mundo mais bonito, limpo e agradável para todos nós. FELICIDADES a TODOS!!

Praia do Cerro-Itajuba-Barra Velha-SC


Nenhum comentário:

Postar um comentário