segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Tudo Sempre Igual nas Eleições

   
 Faltam poucos dias para que sejam realizadas mais uma vez as eleições no Brasil. Desta vez poderemos escolher candidatos a Assembleia Legislativa Estadual, Câmara Federal, Senado, Governador e Presidente. Podemos mesmo escolher com tranquilidade?

       Difícil num país como o nosso onde a Democracia ainda se arrasta e a livre expressão de pensamento anda sendo patrulhada e enxovalhada por profetas da política. A cada dois anos nosso país para, por quase seis meses para acompanhar um processo eleitoral que se desenrola de forma engessada e com pouca objetividade. O multipluripartidarismo não é mais uma escolha, mas uma confusão de siglas que poucos conhecem e que acaba servindo apenas para satisfazer egos e realizações pessoais e trampolins de negócios pouco recomendáveis.
        A população em geral já desencantou-se pela política, mais ainda a juventude que se apercebe de que o nome correto não é mais política mas virou sinônimo de continuísmo e emprego garantido. Os eternos nomes se sucedem religiosamente a cada quatro anos, acompanhados das mesmas promessas fúteis e vazias tornando o acompanhamento de campanhas uma atividade enfadonha e muito chata! Nada muda! A cada quadriênio a ladainha de mentirosas melhorias é empurrada goela abaixo do cidadão eleitor durante os abomináveis horários eleitorais no rádio e na televisão. Nem precisamos comentar o péssimo hábito de poluir as cidades e logradouros públicos com cartazes, cavaletes, painéis, muitas vezes fixados em locais impróprios incorrendo na ilegalidade!

        Para que mesmo se preocupar com a ilegalidade de alguns atos cometidos pelos candidatos durante as campanhas, se eles sabem que não terão punição adequada, muitas vezes esta sendo limitada a advertências ou multas irrisórias! Nada muda! Tudo igual como a dois ou quatro anos atrás! A população assiste a tudo inerte e aparvalhada compactuando com as palhaçadas e crimes cometidos por alguns postulantes a cargos eletivos, enquanto que outros literalmente ofendem nossos ouvidos com mentiras deslavadas que nunca serão cumpridas!

         Candidatos eternos não são boas opções! Se já tiveram a oportunidade de desenvolverem um trabalho anteriormente prometido e não o fizeram, com certeza jamais o farão. Tenho visto a perpetuação deste ou aquele candidato que depois de ceder esmolas para cidades e lugarejos que nunca visitou, agora usa estes propagandeados benefícios como se fossem dádivas divinas. Pior é mesmo o eleitor despolitizado e desinformado que acredita em balelas e em troca de possíveis cargos e vantagens pós eleições e vota reelegendo esses mercadores de ilusão chamados políticos profissionais.
           Quando será que poderemos mudar a cara da boa política pública se não mudamos a cara dos políticos eleitos? Uma receita de bolo usando sempre os mesmos ingredientes não vai produzir melhores e mais saborosos confeitados! Para mudar para melhor precisamos mudar os ingredientes também, buscando sempre melhor qualidade e rendimento. Mas para que isso aconteça o nosso querido Brasil com seus 26 Estados, 1 Distrito Federal, suas 5.570 cidades e mais de 200 milhões de moradores precisa ainda aprender muito. Aprender principalmente que não é o fisiologismo, o famoso "toma lá, dá cá" que vai fazer nossa pátria sair desse perigoso redemoinho ao qual estamos presos. Tudo sempre igual, nada muda enquanto a nossa atitude não mudar. Novas pessoas, novas caras, novas ideias, novas atitudes, isso sim traz alguma esperança. O resto é tudo igual!

Nenhum comentário:

Postar um comentário