Seca, Estiagem e Falta d’água.



Mito, Verdade ou muito interesse escuso mal explicado!

O assunto da falta d’água é recorrente nos nossos noticiários, seja em áreas urbanas ou rurais. Dessa forma decidimos ver com nossos próprios olhos essa temática tão polêmica e que atinge a tantos milhões de pessoas, seja no Brasil ou no resto do mundo.
Diretamente do sertão do nordeste brasileiro, onde estou no momento  posso afirmar com segurança que existem muitas verdades com relação à seca ou estiagem. Primeiro deixar bem claro que seca é quando uma região tem como padrão a falta de recursos hídricos, seja na forma de chuvas regulares, rios perenes, lagoas eternas ou similares. Estiagem é quando uma região sempre teve recursos hídricos, mas sazonalmente ou temporariamente está desprovida de fontes hídricas para sua manutenção normal.

A primeira verdade é que a seca no Brasil sempre foi destratada! Segunda verdade, é que a estiagem é uma indústria politiqueira que mantém um ciclo pernicioso de subserviência das pessoas mais humildes submetendo-se a dominação pelos mais poderosos que se utilizam da água como moeda de barganha. Terceira verdade: O Brasil possui sim áreas de seca e áreas de estiagem. Quarta verdade: Essas áreas são pontuais e não tem toda a dimensão que é tão largamente apregoada na mídia televisiva. Muitas verdades aparecem quando esse assunto é levantado, mas quando se descobre que os problemas que atingem o nosso país na temática da falta de água, muito do que se apregoa é mentira!
Percorri  de carro grande parte do sertão nordestino e descobri que a indústria da seca está relacionada com o índice de desenvolvimento social e humano da população que habita a região. Perpetua-se o hábito de esperar que algo aconteça como uma chuva que não cai, ou um prefeito que não envia carros pipa ou ainda que alguém venha perfurar um poço artesiano. Falta operatividade e ações concretas e bem planejadas para mitigar a falta de água no semi-árido brasileiro. Para minha surpresa, o Piauí e Maranhão possui muitos rios cortando os seus territórios e a vegetação da caatinga se mistura com cerrado e a Mata Atlântica expondo cenários muito verdes e exuberantes.
Gado atolado às margens da represa de Sobradinho-Remanso-BA
Ver a população sentada na varanda de suas casas de pau-a-pique ou então em bares da região esperando que algum milagre aconteça é de tirar qualquer pessoa de sua razão. Fica a pergunta: Porque essas pessoas nada fazem para mudar a sua realidade? Onde está a verdade sobre a questão da falta d’água no Brasil? O Brasil criou em 21 de outubro de 1909 o DNOCS (Departamento Nacional de Obras Contra a Seca), sim, desde 1909 existe um órgão federal que deveria executar a contento suas funções de resolver os problemas de estiagem e seca no Brasil mas é inoperante e virou um grande cabide de empregos como em muitas outras autarquias existentes no país.  Com um quadro que supera 1500 funcionários e orçamento anual superando R$ 1,2 bilhões de reais, porque em 106 anos nada ou quase nada foi feito para acabar ou pelo menos diminuir a tão falada seca existente?
Caminhando pelo cerrado.
Em conversas com a população local, descobrimos que o que sustenta a grande maioria das economias locais de pequenas cidades nordestinas são programas assistencialistas que ao invés de criar oportunidades acabam por drenar os recursos  que seriam muito melhor aplicados em readequar as populações à sua realidade local do que criar muletas sociais. Muitos outros órgãos como SUDENE (Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste) também estão presentes com orçamentos e recursos na casa de bilhões de reais, mas também são inoperantes e ineficientes. Resta dessa forma a toda população brasileira conviver com governos incompetentes e levianos que na sua essência servem apenas para cobrar impostos que nunca serão devolvidos a sua população na forma de serviços e solução de problemas.
Vinicultura em Pernambuco-cerrado nordestino
Então afinal a seca não existe? Sim existe em algumas áreas, mas com gestão eficiente e políticas públicas verdadeiras já teria sido extinta do Brasil se houvesse vontade. Já passou da hora de termos uma gente brasileira tão apática e subserviente aos domínios politiqueiros tão comuns em todo nosso território. Tomemos exemplos em países como o Chile ou então Israel, que mesmo tendo seus territórios cobertos por desertos e areia hoje são referência na produção de frutas e tecnologias agrícolas além de produzirem água para consumo de muitas outras fontes diferentes de rios e lagos como no Brasil.

Acorde meu Brasil verdadeiro! Acorde e não se permita deixar acabar por gente que só pensa em se aproveitar de suas riquezas deixando sua população à míngua! Vamos mudar o Brasil, mas tem que ser já, antes que seja tarde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário