O Rio Itajuba Agoniza


O ser humano não tem vontade de enxergar um pouco além do que lhe interessa. Esse grave defeito impede de que sua qualidade de vida possa ser melhorada dia após dia!
Volto nesta coluna a temática já tão conhecida e falada na nossa cidade de Barra Velha quando se trata de “recuperar o Rio Itajuba”!
Recuperar, ludibriar, enrolar, fingir... ... muitos outros adjetivos podem ser aplicados quando se trata do recorrente tema. Não passa um mês sequer no qual alguém “intendido” na cidade não ressuscite o assunto do Rio Itajuba. Tudo é dito! Todos são experts e conhecedores a fundo das problemáticas que envolvem esse tão importante curso d’água existente na nossa cidade. Começa que ele tem vários nomes como Rio Vermelho, Rio Barreira ou Barreirinha, mas no fundo é tudo a mesma coisa afinal ele já perdeu sua identidade e hoje serve apenas como destino final de esgotos e da infeliz capacidade do ser humano de manipular informações e conhecimentos conforme suas necessidades.

O tão falado resgate do moribundo Rio Itajuba é citado em artigos de jornais desde os anos de 1980. E vejam bem, naquela época ainda se podia pescar, nadar e até navegar nas suas águas. De lá para cá quase 40 anos se passaram e as mesmas promessas e as mesmas conversas se repetem ano após ano e a situação se agrava a cada dia. Hoje o Rio é lembrado apenas por atrapalhar a vida das pessoas, porque ele alaga quando chove demais ou então porque ele fede demais ou ainda porque não serve para os pescadores, pois não permite sua navegação pela sua foz! 
Quanta diferença quando este Rio era fonte de água limpa, fonte de pescado isenta de impurezas, fonte de lazer aliado a uma das vistas mais bonitas do bairro e da cidade. De “mocinho” passou a ser “bandido”. O ser humano é assim mesmo, sempre busca jogar a sua responsabilidade em outros!
Promessas? Ah essas tem aos montes. Principalmente das autoridades que se utilizam do combalido Rio como plataforma política para conseguir alguns votos nas eleições. Cada eleição é a mesma coisa. Nesta não será diferente pois agora até mesmo uma tal de Licença Ambiental já foi conseguida para iniciar as obras de recuperação. Só lembrando que isso já aconteceu a pouco menos de 4 anos atrás e da mesma forma que agora, nada foi feito.

A essência de um rio são as suas águas. O Rio Itajuba quase não tem mais essas águas que com o passar dos anos foram sendo secadas pelas nefastas mãos humanas quando devastou toda a vegetação que existia desde as suas nascentes até a sua foz e aproveitou para construir suas casas bem ao ladinho do rio com o intuito de ainda ali despejar todo tipo de impureza que se possa imaginar. A perversidade e hipocrisia são tamanhas que quem mais reclama do Rio é que mora ao lado dele. Ligações criminosas de esgotos, lixo atirado no seu leito, entulho, todo o tipo de objeto. O Rio Itajuba é mesmo um grande lixão! E tem gente querendo “abrir a boca da barrinha”!!! 

Para que mesmo estão sendo feitas mais promessas mentirosas? A quem interessa enganar uma população com a falsa promessa que todos os problemas do Rio Itajuba estarão resolvidos com uma “fixação da foz do Rio Itajuba”.  Lamento informar amigo leitor, mas você está sendo enganado novamente! Um rio sobrevive sozinho bastando o ser humano deixá-lo viver. A poucos dias a nossa zelosa Prefeitura procedeu a retirada da areia acumulada na jusante do rio com o mar. Em menos de uma semana havia mais areia ainda do que foi retirado de forma irresponsável.  A lei é clara: NADA DEVE SER RETIRADO DA ORLA MARINHA NA SUA FORMA NATURAL. 

Um rio para sobreviver e manter seu curso natural precisa apenas de água. Ele não precisa da ajuda humana para permanecer aberto. Basta ver quando chove intensamente a foz do Rio Itajuba fica limpa e bem aberta permitindo o natural escoamento de suas águas. Enquanto ficarmos brincando de Deus achando que temos a capacidade de solucionar estes problemas continuaremos a demonstrar toda nossa inteligente ignorância

Nenhum comentário:

Postar um comentário