Dia Mundial do Meio Ambiente



      Nada mais oportuno nesse primeiro contato e aproveitar a ocasião para comemorar a Semana Mundial do Meio Ambiente neste espaço. O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado em todo planeta na data de 5 de junho.
       Essa data foi criada em 1972, na cidade de Estocolmo, Suécia, em virtude da Conferência das Nações Unidas (ONU) para tratar de questões ambientais do nosso planeta. No Brasil somente a partir de 1974 começaram algumas ações visando levar a população informações sobre as responsabilidades de cada cidadão no que tange ao cuidado com a natureza.
       Afinal, você sabe o que significa Meio Ambiente?  Tanto se fala em Meio Ambiente e pouco se sabe sobre o tema. Meio Ambiente significa um enorme grupo de componentes físicos, químicos, biológicos e sociais que convivem entre si podendo se modificar pela ação natural ou do homem. Qualquer lugar onde estamos é nosso Meio Ambiente. Meio Ambiente não apenas é uma floresta, mas também uma cidade, uma casa ou até mesmo apenas um quarto dessa casa. Qualquer lugar existente é um meio ambiente e do qual fazemos parte.

         O que você tem feito para cuidar do seu Meio Ambiente?  Na sua casa, na sua rua, bairro e principalmente na nossa cidade.  Cuidar do meio ambiente não depende de apenas de grandes ações, mas sim de compromisso em fazer respeitar a natureza das coisas que nos rodeiam.  Pequenos atos como não jogar lixo no chão ou na praia, fechar uma torneira que está pingando, usar uma bicicleta ao invés do carro, até mesmo parar de fumar são pequenas ações que vão melhorar nosso meio ambiente, já pensou nisso?
         Nosso planeta está pedindo socorro! Há cidades onde não existe mais ar puro para respirar, não há mais água limpa para beber e montanhas de lixo se acumulam nas portas das casas. Milhares de carros ficam engarrafados em filas intermináveis poluindo o ar e produzindo gente infeliz. Rios de esgoto cortam as cidades produzindo odores fétidos e transmitindo doenças a população. O descuido com o meio ambiente está produzindo um lugar onde não é mais possível viver e ser feliz.

         Também na nossa querida Barra Velha, até então pouco tem sido feito para preservar o meio ambiente. Em boa parte isso acontece por falta de informação, pois no nosso país até a poucos anos multiplicava o pensamento de que desenvolvimento se faz com construções e destruição dos ambientes naturais de onde se tira a matéria prima para todo tipo de indústria e produção e construção.  O desenvolvimento pode vir atrelado ao cuidado com o Meio Ambiente de forma que a tão falada qualidade de vida seja uma realidade. Basta andar pelas ruas e bairros de nossa cidade para vermos a falta de cuidado com a forma que o esgoto corre a céu aberto, indo para os rios e para o mar. Inúmeros terrenos abandonados acumulando lixo e atraindo insetos e roedores. Rios e olhos d’água sendo canalizados e aterrados com o objetivo de construções que desrespeitam a mais básica das normas, a vida e a natureza.
         Todos os países ditos de primeiro mundo têm políticas ambientais voltadas principalmente a frear e recuperar o que por décadas tem sido sistematicamente desrespeitado. O Brasil também tem suas políticas voltadas à preservação ambiental e se houver seriedade na aplicação dessas políticas públicas, aliada a criatividade nata do povo brasileiro, poderemos ser em breve um exemplo para todo mundo.
         Afinal então porque comemoramos o Dia do Meio Ambiente? Para descobrir que se cuidarmos dele, com certeza todos terão mais qualidade de vida e serão mais felizes.  Se cada cidadão de nossa cidade fizer só um pouquinho, com certeza em pouco tempo teremos uma Barra Velha da qual possamos nos orgulhar ainda mais, aliando as suas belezas naturais a um lugar atrativo, limpo e feliz para seus moradores e visitantes. Então sim, poderemos comemorar o Dia do Meio Ambiente todos os dias.

Então o que você está esperando? Faça sua parte, junte o lixo, instale seu sistema séptico adequado (fossa, filtro e sumidouro) economize água, desligue a luz. Essa pequenas atitudes positivas vão com certeza produzir grandes resultados para todos. De quebra você economiza dinheiro, a cidade fica mais limpa e o Meio Ambiente agradece. Até a próxima e VIVA O MEIO AMBIENTE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário