Nossos Rios de Barra Velha

 
Rio Itinga
Já faz algum tempo que vemos nos jornais e TV, cada vez com maior frequência, notícias citando problemas com abastecimento de água em cidades diversas sejam de maior ou menor porte.  Atualmente o foco principal sobre o assunto é o estado de São Paulo, mais especificamente a capital paulistana que já sofre com o desabastecimento crônico de água potável.  O problema recorrente vem se agravando com o passar dos anos, e entre os causadores da falta de água para o consumo humano podemos citar diversos problemas causados pelo ser humano além da clara distribuição irregular das chuvas.
Achar que problemas de abastecimento de água atingem apenas cidades grandes é uma ilusão, e a nossa cidade de Barra Velha também sofre com a escassez de água em alguns períodos de forma intermitente e pontual.  Aqui na nossa cidade com o aumento rápido e gradual da população, o sistema implantado para fornecimento de água em alguns momentos durante o ano tem se mostrado insuficiente para a demanda necessária, gerando por vezes discussões e muitas conversas sobre o tema.  Atualmente o sistema de águas fornecido para a cidade provém do Rio Itinga, que tem suas principais nascentes localizadas nos bairros São Cristóvão e Itinga.  Este rio já dá mostras de que em pouco tempo não conseguirá suprir a demanda crescente de água potável na cidade, pois além de ser um curso d’água de pequeno porte, ele está localizado em área urbana onde aumenta a cada dia a quantidade de casas e empreendimentos circunvizinhos. O fato é que independente da localização geográfica dos rios, sejam em outros estados ou aqui na nossa cidade, nota-se o descaso com que eles vêm sendo tratados.
Captação de água no Rio Itinga
Historicamente as civilizações se agrupavam perto de fontes e cursos d’água com o simples objetivo de sobreviver, pois onde há água há vida!  Com o passar dos anos os ajuntamentos humanos transformaram-se em cidades, e estas na sua crescente expansão acabaram por ignorar a natureza principalmente na questão dos rios. Com o incremento imobiliário os rios acabaram virando um “incômodo”, pois eles, segundo a ânsia imobiliária, ocupam áreas que poderiam ser edificadas e loteadas, sendo posteriormente vendidas. Dessa forma os rios menores passaram a ser tubulados e canalizados tendo em sua boa parte seus cursos alterados e retificados para simplesmente atender a especulação imobiliária. Além disso, esses nossos rios acabaram sendo usados como locais de despejo de esgotos de todo o tipo, inviabilizando com isso a utilização das suas águas para consumo, lazer e fonte de vida.
Barra Velha tem três rios principais correndo no seu território, além de dezenas de pequenos afluentes, cursos d’água e nascentes. Temos visto com grande preocupação o aterramento dessas nascentes e córregos, onde não são respeitadas as margens e suas matas ciliares. Estes três rios principais, Itapocu, Cancela e Itajuba notadamente tem seu fluxo de água diminuído e a principal causa desse fenômeno é a supressão da vegetação e matas originais que havia às margens de seus leitos bem como de seus principais afluentes.  Estes rios tiveram nos últimos 20 a 30 anos uma redução no fluxo na ordem de 30 a 40%, fatos estes oriundos principalmente do uso desordenado da água e também a extinção das suas nascentes e pequenos afluentes.  O assoreamento e aterramento dos cursos d’água acabam por proporcionar também condições para a ocorrência de enchentes e alagamentos, fatos tão frequentes ultimamente na nossa cidade. Hoje das quatro ou cinco nascentes originais do Rio Itajuba, apenas uma ou duas ainda sobrevivem. O Córrego Veludo que desemboca na Lagoa não existe mais e a água proveniente dos tubos para onde ele foi canalizado é apenas esgoto. Hoje nossos principais rios estão reduzidos a um filete de água suja e fétida que mal tem força para chegar ao oceano.
Córrego Veludo
Fala-se muito sobre a abertura da Barra do Rio Itapocu bem como da barrinha do Rio Itajuba. De nada adiantará realizar uma dragagem na foz desses rios se o fluxo da água proveniente dos rios não seja suficiente para manter essas barras abertas. O mar avançará novamente sobre o leito desses rios e com ele trará repetidamente areia, por ação das marés, que irá fechar a foz desses rios num ciclo sem fim. O que mantém a saída do rio desimpedida e limpa é uma quantidade adequada de água dos rios que com a sua força e vazão levará os sedimentos para longe no mar.
Foz do Rio Itapocu

A falta de cuidado com os nossos rios já está produzindo transtornos, e certamente estes transtornos serão cada vez maiores se toda a sociedade não tomar medidas enérgicas de conservação e preservação dos nossos rios.  A falta de água é apenas um dos problemas apresentados. Outro não menos importante é o péssimo hábito de usar rios como locais de despejo de esgotos e lixo. Basta caminhar pela nossa cidade e ver que inúmeras casas lançam seus esgotos diretamente em valetas e riachos que acabam por desaguar nos córregos e rios principais. Temos participado da limpeza regular de alguns rios e nessas limpezas vemos a irresponsabilidade de alguns moradores de Barra Velha que chegam a jogar nesses rios, pneus, eletrodomésticos e até fogões, máquinas de lavar roupas e vasos sanitários! Isso tudo aliado à ocupação irregular e ilegal das margens dos rios por casas, tem provocado inúmeros transtornos para muitas pessoas, principalmente para as próprias pessoas que ali vivem e fazem do rio um depósito de lixo, resíduo e esgoto!

O ponto mais importante a abordar é que logo não teremos mais água em quantidade adequada para o consumo. Não adianta buscar essa fonte de água de locais cada vez mais distantes. A prova disso é que já foi constatada salinidade na água do Rio Itapocu na região conhecida como Saltinho, distante rio acima quase 10 km da foz. Buscar alternativas mais baratas e simples como o reflorestamento de matas ciliares, afastamento de ocupação humana às margens dos rios, coleta e tratamento adequado dos esgotos produzidos, recuperação de nascentes aterradas e assoreadas são processos naturais que com certeza proporcionarão resultados satisfatórios.  Urgente se faz ações efetivas das autoridades e população em geral na gestão correta dos nossos córregos e rios em Barra Velha e região.  Cuidar dos nossos rios é questão de saúde pública, qualidade de vida e principalmente de sobrevivência, pois água é vida.
Foz do Rio Itajuba


Um comentário: