Presente de Natal


            Natal é sempre uma época feliz! Chega-se ao fim de um ano e sempre temos a esperança de dias melhores. As pessoas estão mais felizes apesar de muitas vezes cansadas por um ano de trabalho pesado e muitas obrigações a cumprir.
Natal é sinônimo de família de relaxar um pouco o ritmo acelerado de nossas vidas e também de reflexão. Natal combina com harmonia e paz, onde a alegria contagia a todos e principalmente as crianças com a expectativa de presentes e brinquedos. Casas, lojas e ruas enfeitadas com milhares de luzes e cores. Decorações grandiosas e chamativas para atrair visitantes e moradores. Inúmeras opções de lembranças e presentes.
Nossos presentes podem ser de variadas formas, tamanhos e cores. Podem ter texturas diversas, pesos e utilidades ao gosto de cada um. Podem inclusive não caber numa embalagem ou caixa, mas assim mesmo são presentes de quem os dá ou de quem os recebem. Muitos presentes vêm embalados por fitas e brilhantes papéis. Outros nem precisam de embalagem. Afinal, para que servem mesmo os presentes? Para alegrar e demonstrar nosso respeito, carinho e amor para quem os recebe.
Quantos presentes você já recebeu, guardou e usa por tantos anos. Quantas lembranças ficam nos ajudando ou apenas alegrando nossos dias quando as vemos. Nessas horas quase nos esquecemos de buscar um equilíbrio entre um presente adequado, útil, funcional que harmonize sua matéria prima, sustentabilidade e possível reciclagem. Você lembra quantas embalagens e papéis de presente você jogou no lixo nos últimos anos? Você já pensou em quantos presentes desnecessários foram presenteados apenas pelo fato de “não deixar passar em branco” esta tão importante data para a humanidade?  Já parou para refletir sobre a matéria prima utilizada para fabricar este presente? Será que ela não irá trazer ainda mais problemas para o nosso planeta, apenas pelo fato de que você está presenteando alguém? Já parou para pensar se o verdadeiro sentido do Natal é realmente comprar presentes?

Pode parecer estranho, mas os melhores presentes podem ser muito mais simples e mais importantes do que qualquer bugiganga eletrônica, brinquedo ou outra coisa qualquer. O nome presente já diz tudo! Melhor estar presente dando um abraço, um beijo, um gesto de atenção. Melhor estar presente a uma linda reunião de família ou amigos para conversar, rir de forma descontraída, apenas estando presente. Já imaginou como seria triste um Natal onde cada um sozinho na sua casa ou quarto, recebesse um caro e lindo presente pelo correio e não tivesse ninguém para pelo menos conversar.  Natal é tempo de reunir amigos e familiares para conversar e refletir sobre o verdadeiro espírito de Natal. Sem excessos, sem desperdício, sem remorsos, sem constrangimento ou culpa pelo pequeno valor ou tamanho do presente dado ou recebido.
Natal é alegria e harmonia com tudo e com todos. Harmonia com amigos, familiares e com o meio ambiente também. A satisfação de fazer o certo cuidando do ambiente que nos rodeia é um presente eterno que todos gostam de receber. Não precisa deixar de dar uma lembrança ou brinquedo, ou mesmo roupa ou utensílio. Basta ter a consciência limpa de saber a verdadeira necessidade de comprar ou produzir um presente de verdade, que seja útil, bem-vindo e faça feliz quem recebe e quem dá.  Valorize os presentes materiais que respeitem o meio ambiente e pense que todo aquele papel ou plástico que serve para embrulhá-lo provavelmente vai para o lixo sem nenhum constrangimento, podendo agravar ainda mais a degradação do nosso planeta. Na hora de comprar algo evite produtos com enormes embalagens e inúmeras sacolas para transportá-los. Simplicidade e austeridade são demonstrações de bom gosto e requinte onde se respeita a tudo e a todos.

Seja feliz neste Natal e em todos os dias do ano. Espalhe alegria e contagie a todos com a tua reflexão sendo feliz com simplicidade e elegância. Aproveite este Natal e faça com que ele seja o teu primeiro de muitos Natais onde que tua atitude pode de verdade mudar o nosso planeta. Faça do seu presente um lindo exemplo de demonstração de amor para quem o recebe, e faça com que esta demonstração de amor seja um ainda mais lindo presente para a natureza e o meio ambiente. UM LINDO NATAL PARA VOCÊ E TODA TUA FAMÍLIA!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário