Poluição Visual - Você Já Viu?

        
 Sempre que há alguma interferência externa sobre o meio ambiente natural ela produz algum tipo de poluição. A poluição pode vir de diversas formas, sendo as mais conhecidas àquelas que atingem diretamente nossa sobrevivência. Entre elas cito a poluição das águas, do solo e do ar. Mas existem outros tipos de poluição, os quais muitas vezes nos passam despercebidos no nosso dia a dia tão corrido e cheio de obrigações e tarefas a cumprir.
          Com o passar dos tempos, a tão falada modernidade faz parte do nosso cotidiano e também e na maioria das vezes a busca desenfreada pelo lucro, consumismo ou mesmo o desconhecimento de algumas normas de bom senso acabam por cobrir muitos espaços com ações extremamente poluentes. Basta andar pelas ruas e espaços nas cidades e prestar bastante atenção que veremos isso.  Com a gradual ocupação urbana a poluição visual vai se instalando lentamente muitas vezes de forma tão sutil que quase não percebemos. Você já parou para olhar na rua da tua casa a quantidade de fiações elétricas, de telefonia, TV a cabo entre outras que proliferam cada vez mais?
Placas de propaganda e sinalização


          Poluição Visual tem tudo a ver com o desenvolvimento mal planejado de uma região, da mesma forma que ouros tipos de poluição também. Quanto menor o apelo comercial ou quanto menos interessante a região aparenta ser, menor a incidência desse tipo de agressão. Uma das mais aparentes formas de poluição visual são as famosas placas de propagandas e “outdoors”! Elas proliferam a cada dia mais manchando as cidades e tirando as belezas dos lugares privilegiando o comércio e o consumismo. Basta ver à margem das rodovias e nas entradas das cidades a enorme quantidade desse tipo de poluição. Outra forma de poluição visual são as construções irregulares em áreas de Proteção Ambiental-APAs ou então em locais onde a natureza é originalmente bela, fazendo com que essas construções sejam uma agressão visual e ambiental também. Casas construídas sobre lagos ou rios ou então ainda sobre costões de pedra e praias. Muito disso se vê na orla marinha onde restaurantes, bares e demais comércios apelam e abusam de todas as formas na busca por um espaço de maior visibilidade desrespeitando leis e bom senso.
Casa sobre APA-Restinga.
             Existem mais tipos de poluição visual que muitas vezes nem nos damos conta. Uma das mais comuns nessa categoria é a quantidade excessiva de placas informativas ou de sinalização de trânsito. Na maioria das vezes esse tipo de poluição mais atrapalha a interpretação do que auxilia chegando ao absurdo de existirem informações contraditórias ou ainda uma placa cobrindo outra. Com isso as tais placas prejudicam a informação essencial e necessária produzindo informações conflitantes que levam a motoristas e pedestres a atitudes erradas ou ilegais culminando em alguns casos em acidentes de trânsito. Poluições visuais diversas podem vir atreladas a outros tipos de poluição como lixeiras mal construídas e posicionadas, despejamento de poluentes em cursos d’água ou ainda descarte de resíduos sólidos (lixo) a céu aberto em áreas de mata, campo ou outros espaços desocupados..  Esses tipos são ainda mais graves, pois além de destruir o solo e lençol freático com contaminações acabam agregando diversos tipos de poluição num só local retirando desse local qualquer atrativo natural que por ventura possa ter.

              Do mesmo modo que a modernidade e tecnologia produzem a poluição visual e outras poluições, elas devem ser usadas para combatê-las. Um dos primeiros passos nos municípios para disciplinar a poluição visual é estabelecer um Código de Posturas dentro do Plano Diretor. Dessa forma a questão de propagandas em espaços públicos e privados terá uma norma a ser cumprida devendo ter rigor na sua fiscalização. No caso de fiações elétricas e similares, existem tecnologias de cabeamento aéreo compactado e também a utilização de instalações subterrâneas é um dos maiores recursos contra a enorme quantidade de fios pendurados que enfeiam as cidades. As construções poluentes que avançam sobre morros, rios, praias, promontórios e lagos entre outros são facilmente eliminados com fiscalização ativa e eficiente dos poderes públicos, no correto respeito às leis ambientais já existentes e a um bom planejamento.


                A poluição visual que tanto estraga as belas paisagens é bem fácil de ser eliminada. O bom senso é o primeiro passo. O segundo é a criação de normas e leis. E finalmente o terceiro é o cumprimento rigoroso dessas leis. Um meio ambiente agradável e integrado a natureza onde está localizado é um ótimo retrato de inteligência, civilidade e desenvolvimento sustentável de um povo. Cada um só precisa fazer a sua parte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário