Os Teus Candidatos São Ecológicos?

                                  


                                    Os Teus Candidatos São Ecológicos?
Estamos a poucos dias de mais uma eleição para escolhermos nossos representantes na Presidência da República, Senado, Câmara Federal, Governo Estadual e Assembleias Estaduais. Comentar aqui nessa nossa coluna quinzenal sobre o baixo nível intelectual dos debates e propostas apresentadas seria redundância. Mas um fato não pode passar despercebido é que temas como o nosso meio ambiente são tratados pelos candidatos como secundários e de menor importância, gerando poucos e incipientes questionamentos.
A ecologia em todos os sentidos tem tido cada vez mais espaço nos diversos segmentos em todo o mundo. Em todos os países desenvolvidos no mundo esse tema tem cada vez mais espaço e gera cada vez mais sustentação as políticas públicas que melhorem o mundo onde vivemos. Basta ver os temas abordados como Turismo Ecológico, Agronegócio Autossustentável, Geração de Energia Limpa, Poluição dos Rios, Desmatamento, Tecnologias Verdes e por aí vai. O que surpreende é que além de poucas, vagas e dispersas frases sobre o tema, nenhum candidato apresenta propostas consolidadas para contemplar o lugar onde vivemos que é o meio ambiente! As abordagens são superficiais na maior parte das vezes para não comprometer o candidato que tem parte de seu financiamento de campanha em empresas ou atitudes não comprometidas com o meio ambiente. De nada adianta tratar da segurança pública, economia, mobilidade urbana, educação se esses temas não estiverem atrelados a um pensamento ecologicamente correto.
Tudo que nos diz respeito tem a haver com o a proteção e melhoria do meio ambiente. Nossas cidades urbanizadas, nossas belezas naturais, nossos recursos energéticos, enfim tudo, e assim mesmo pouca importância é dada no debate sobre qual a qualidade de vida que o ser humano necessita. Só para lembrar, meio ambiente e ecologia não é praticada apenas no meio das florestas e matas, mas em todos os lugares.
Outro ponto a lembrar é quanto e como os candidatos postulantes gastam dinheiro nas suas campanhas. Milhares de panfletos e “santinhos” significam milhares de árvores derrubadas para a confecção de papeis. Enormes cartazes, “out doors”, placas em geral, você já se perguntou quanto plástico (petróleo) está sendo usado dessa forma? Isso nem falando dos abomináveis cavaletes espalhados pelas ruas, que além de consumirem madeira e plástico ainda estão localizados em calçadas, praças e ruas atrapalhando a mobilidade urbana e deixando ainda mais feios os logradouros públicos. Propaganda eleitoral jogada nas ruas antes, durante ou depois das eleições também não é bom sinal de compromisso com a natureza e limpeza de uma cidade. Ninguém sequer se lembra de qual será o destino de todo esse material utilizado nas campanhas eleitorais logo após o término das eleições. Será que vai acabar em aterros sanitários ou simplesmente será queimado a céu aberto poluindo ainda mais o ambiente no qual vivemos.
Tudo isso pode servir como um alerta ou uma reflexão para que possamos avaliar e repensar nossas escolhas usando as atitudes dos candidatos como base para verificar sua coerência e compromisso com o respeito ao meio ambiente. Uma atitude descompromissada agora pode retratar um mandato descomprometido pelos próximos 4 anos. Certifique-se de que o teu candidato na faz apenas promessas vazias. Quem sabe não seja a hora do cidadão dar valor a outras formas de elencar e apresentar suas plataformas de políticas públicas. Vemos como didáticos os debates apresentados nas emissoras de televisão, pois além de mostrarem o grau de conhecimento e preparação dos postulantes permitem ao eleitor ver o nível de civilidade destes. Outro fato importante é que permitem ao eleitor optar entre assistir ao debate ou simplesmente mudar de canal ou até desligar o equipamento.  Aí temos também que valorizar todos os tipos de mídias eletrônicas existentes, pois elas permitem ao público alvo deletar ou selecionar com um simples toque qualquer proposta apresentada, não produzindo nenhum lixo prejudicial a natureza.
Amigo leitor pergunte ao seu candidato o que de concreto ele vai apresentar como proposta para o seu mandato, seja legislativo ou executivo. Nem sempre um candidato que representa um partido com nome ecológico significa certeza de atitudes coerentes. Verifique se o que é apresentado é viável ou apenas uma resposta padrão, e só então defina o teu voto. De falsas promessas a política nacional está cheia. O melhor eleitor é o que cobra do seu candidato, pois não se contenta com a generalidade que a maioria apresenta para os cidadãos. Sabendo que o escolhido e merecedor do teu voto têm ações e compromisso com a questão ambiental é um grande avanço para o futuro na qualidade de vida do nosso país e planeta.  A economia autossustentável e ambientalmente correta é o único caminho seguro a ser trilhado. Pense nisso no próximo dia 05 de outubro quando você estiver depositando seu voto na urna. Boas e ecológicas eleições para você.




Nenhum comentário:

Postar um comentário