Energias Alternativas – Soluções Modernas ou Necessidade?


Desde os primórdios dos tempos o ser humano utiliza as mais diversas formas de energia para realizar suas tarefas cotidianas, às vezes de forma tão espontânea e natural que quase nos passam despercebidas. A água, o fogo, o ar, o sol, minerais, madeira, entre outros materiais presentes na natureza sempre foram e continuam sendo utilizadas em tarefas básicas que realizamos todos os dias muitas vezes nem nos preocupando como somos dependentes da sua importância.
A água, nosso bem mais precioso, indispensável para nossa sobrevivência é uma das matrizes energéticas mais utilizadas em todo mundo para gerar energia. O fogo sempre atuou de forma significativa sobre a vida sobre nosso planeta, seja produzindo graves danos quando oriundo de eventos catastróficos naturais como erupções vulcânicas e incêndios produzidos por raios, como utilidade para o ser humano na produção de ferramentas, iluminação, transporte e preparação de alimentos. O ar, outro elemento indispensável para nossa sobrevivência sempre desempenhou papel fundamental como energia quando os ventos são utilizados nas mais diversas formas e da mesma maneira o sol presente todos os dias nas nossas vidas.
Muitas dessas formas de energia só são notadas quando elas nos faltam. Vejam o caso do sol. Sem ele nem uma simples peça de roupa seca após ter sido lavada. Sem a água, indispensável para beber, não há produção de energia elétrica, e por aí vai. O homem sobre a terra desenvolveu e incrementou diversas fontes de energia para sua necessidade, desenvolvimento e conforto com o passar dos séculos. Tudo isso e muito mais podem ser ações benéficas ou ao mesmo tempo nefastas.
O aumento da ocupação do homem sobre a terra produziu um natural incremento na sua necessidade por fontes de energia. Hoje a poluição causada por diversas formas de energia acaba por superar as vantagens iniciais propiciadas por estas fontes. Os combustíveis fósseis como petróleo, carvão, gás natural e seus derivados são uma enorme fonte de emissão de dióxido de enxofre, óxido de nitrogênio e metais pesados como chumbo, cromo e arsênio, todos altamente poluentes. Tudo isso começou a motivar o ser humano a buscar por formas de energia chamadas de energias limpas. O que são elas? São energias presentes à natureza na sua forma original e que sejam utilizadas também na sua forma original, sem nenhuma modificação na estrutura química para não produzirem poluentes oriundos de interferências externas.
Energia das marés
As energias geotérmicas (provenientes de atividades vulcânicas subterrâneas), a energia solar a energia eólica e a energia das marés estão enquadradas nessa categoria. Podemos incluir na lista de energia limpa mais duas que são produzidas pelo ser humano, a energia proveniente dos biocombustíveis e do biogás. Esses dois últimos itens são excelentes alternativas para substituição na alimentação e movimentação de máquinas e equipamentos que se utilizam de queima de combustíveis fósseis para seu funcionamento, como automóveis, caminhões, barcos, navios entre outros meios de transporte.


A crescente necessidade pela busca de energias alternativas ecologicamente corretas tornou-se imperativa, frente à descoberta que as formas de energia tradicionais utilizadas até então como conforto e qualidade de vida, passaram a categoria de vilãs. O petróleo antes visto como o principal motor de desenvolvimento pelas suas inúmeras aplicações seja na forma de infinitos objetos em polímeros (plásticos) seja nas suas inúmeras formas de combustíveis, passou a seu visto como uma fonte energética a ser substituída. Hoje todos sabem das problemáticas resultantes do uso do petróleo e a poluição causada pelo sua utilização de forma indiscriminada e sem critérios adequados.
O que fazer e como proceder diante de um problema que nós mesmos criamos e que nos afeta a cada dia com maior intensidade?


Precisamos rapidamente desenvolver nossa consciência ecológica. E não apenas na forma decorativa e propagandística. Criar alternativas energéticas ecológicas não pode ser motivado apenas por algum modismo passageiro e descontinuado. É premente que se criem políticas públicas sérias que não visem apenas o lucro financeiro. Programas como o Pró-Álcool e o Biodiesel que são de excelente formatação acabam por serem deixados de lado por interesses suspeitos e vis! Tecnologias e conhecimento sobre a implementação e aplicação de novas e modernas formas de energias alternativas já existem. O que precisamos mesmo e utilizar estes conhecimentos de forma que todos sejam beneficiados, homem, animal, planta, natureza. Faça sua parte aja ecologicamente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário