Poluição Sonora, Você Já Ouviu?





O ser humano com o passar dos tempos está sempre criando e inovando com objetivos de facilitar a sua vida e de outras pessoas. A isso damos o nome de conforto. Nos tempos antigos e pré-históricos a vida não era fácil e dependia-se exclusivamente de algumas habilidades físicas para a sobrevivência.
Hoje em dia depois de mutos séculos evolutivos muitas das facilidades criadas pelo ser humano com claros objetivos de tornar a vida mais confortável passam a serem supérfluas e até desagradáveis. A natureza na sua sabedoria produz harmonia em todos os aspectos, e a questão sonora é uma delas. Quem não se encanta com o canto dos pássaros, o suave marulhar das águas de um rio batendo nas pedras ou então o som do vento passando entre as folhas de uma árvore. Ouvir o som das ondas a quebrar na praia é para nós moradores do litoral uma música.

Canos de escapamento de carros potentes, caminhões e ônibus, indústrias com suas máquinas pesadas e sirenes, veículos de bombeiros, polícia, alarmes de residências, cães latindo, fogos de artifício, armas de fogo, obras com britadeiras e betoneiras rugindo, carros de som, secador de cabelos, liquidificadores, enfim a lista de poluidores auditivos ambientais é interminável. Na sua esmagadora maioria criados pelo ser humano para suprir suas demandas. Será tudo isso mesmo necessário? Passamos a conviver com problemas causados por artefatos que deveriam servir apenas para nossas necessidades..
Quem nunca se incomodou com uma batida insistente e atordoante de um carro que passa pela rua com som ensurdecedor, com seus enormes e potentes auto-falantes e amplificadores? Tudo tem lugar certo e hora certa para acontecer. Respeito é a palavra chave. Algumas pessoas até chamam de música, mas a verdadeira música não precisa ser ouvida a volumes que afetem a nossa saúde. Já está provado que os danos causados ao ouvido por pressão sonora são cumulativos e irreversíveis.

Existem diversos danos causados a nossa saúde provocados pela poluição sonora. O primeiro sintoma de que algo não está certo é quando expostos a sons altos começamos a ter dores de cabeça (cefaleias). Outras consequências  da poluição sonora sobre o nosso organismo é o aumento de batimentos cardíacos com arritmias. Também acontece o aumento de produção de sucos gástricos pelo estômago podendo levar a a gastrite e úlceras estomacais. Também são conhecidos os sintomas de prisão de ventre pela perda do ritmo dos intestinos, além de muitas outras agressões indiretas ao corpo humano. Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), cerca de 210 mil pessoas morrem todos os anos de infarto causado por som elevado. Insônia e depressão também tem como uma de suas causas a exposição a ruídos muito intensos.
Mas, esquecemos que os maiores danos são causados ao Sistema Auditivo (ouvidos) e ao Sistema Endócrino (glândulas). Segundo pesquisas científicas, sons a partir de 45 dB (decibéis) já são nocivos pois alteram a produção de cortisol e de corticosteróides causando stress físico e emocional. Sons altos e estridentes afetam diretamente a capacidade auditiva de serem humanos e animais, sendo cumulativos e acelerando a atrofia auditiva que culmina com a surdez parcial ou total!
Para balizar e normatizar a produção sonora, no Brasil foi regulamentada a Resolução CONAMA 001/90 que adota padrões da NBR 10.151 para avaliação em áreas habitadas. A Resolução CONAMA 002/90 criou o Programa Nacional de Educação e Controle da Popuição Sonora. A Norma NBR 10.152 estipula limites em decibéis para emissão sonora conforme o local e o tempo de exposição ao ruído. Também a Lei 9503/97-Código Brasileiro de Trânsito estabelece limites para a quantidade de ruído emitida por veículos automotores. Desta forma fica claro que existem leis e normas para proteger a saúde e a tranquilidade quanto a produção sonora. Basta termos o bom senso e respeitar o silêncio sabendo que qualquer som recebido nos seus limites extremos não faz bem à nossa saúde.


Nenhum comentário:

Postar um comentário