Pragas Urbanas

                                   

                Vejam bem, nesse caso não estamos nos referindo à perniciosa praga na qual se tornou a politicagem e seus protagonistas em nosso país.

“Praga” : Definição: “Quantidade de coisas inoportunas, erva daninha, animais nocivos, coisas que afligem e causam mal”.

As pragas sempre existiram sobre a face da terra. Seja na forma vegetal ou animal. Pode ser de forma pequena chegando a ser microscópica, mas pode ocupar grandes espaços e causar enormes impactos onde ocorre. Aqui vamos brevemente citar as pragas urbanas que estão presentes ao nosso dia a dia e quase passam despercebidas, seja pelo tamanho, ou mesmo apenas por já estarmos acostumados a elas.

Citando apenas algumas do reino animal que estão presentes ao ambiente urbano das nossas cidades as baratas, os ratos, os pernilongos, as aranhas, escorpiões, pombos, formigas, cupins, pulgas, carrapatos e mais recentemente os ainda não tão conhecidos os caramujos africanos. A lista é quase interminável, mas vamos a estes que são mais conhecidos e com eles convivemos quase todos os dias.
Mas afinal porque existem essas pragas? De forma generalizada, podemos citar o desequilíbrio ambiental. Nenhum ser vivo sobre a superfície da terra é imune a seus predadores naturais. A cadeia alimentar se estiver em harmonia consegue naturalmente realizar o controle biológico de forma a evitar a exagerada proliferação de qualquer outro ser. Quando há a quebra desse frágil ciclo de vida o aumento quantitativo de qualquer espécie pode ser considerado uma praga.
Todos os dias nas nossas casas, independente da higiene ou asseio ali presente, vemos mosquitos, formigas, traças, cupins e até baratas e ratos. Muitas vezes acreditamos que essas espécies vêm de algum vizinho ou de mais distante. Mas fica a pergunta; Porque eles se sentiram atraídos e estão à nossa volta? Bem simples: Eles acharam no local da ocorrência, um ambiente propício a viverem e se reproduzirem. As pragas anteriormente eram apenas formas de vida simples e básicas. Hoje em dia elas se sofisticaram pelo desequilíbrio causado principalmente pelo ser humano. Um exemplo são os ratos e as formigas.

Hoje se estima que a população mundial de ratos seja de 20 a 25 bilhões de unidades. Na China a estatística é de 300 ratos por habitante e na cidade de New York-US, existam pelo menos de 15 a 18 milhões de ratos e ratazanas nas ruas e esgotos daquela cidade. Segundo pesquisa em São Paulo, lá existem aproximadamente 15 ratos para cada habitante, perfazendo um total de 225 milhões de ratos paulistanos! Porque os ratos são perniciosos? Porque segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde) eles transmitem mais de 55 tipos de doenças, entre elas a leptospirose, tifo, peste bubônica, sarna, micose, hantavirose, febre hemorrágica entre muitas outras.

Então para resumir qual a pior praga urbana que existe? Difícil dizer com precisão, mas os pombos, os ratos, as baratas e, pasmem, as formigas! Sim, as formigas estão consideradas entre as piores pragas urbanas pelo simples fato de que agem silenciosamente de forma sorrateira e sem despertar desconfiança. As formigas cavam milhares de quilômetros de túneis produzindo solo instável e oco sob as casas e ruas das cidades. As formigas caminham sobre tudo, desde excrementos/fezes, casas, animais, vegetação, alimentos e seres humanos também. Dessa forma transportam micro-partículas de todas as superfícies por onde passaram e pelo caminho vão largando essas partículas que muitas vezes estão contaminadas e imundas. Esse transporte é exatamente o mesmo propiciado pelas tão odiadas baratas, mas por já serem nossas velhas conhecidas, são constantemente combatidas com venenos ou mesmo o velho conhecido chinelo.


Então vemos que o ser humano está sendo atacado por terra pelos ratos, baratas e formigas. Pelo ar somos bombardeados com fezes de bombos, morcegos e outros pássaros. Picados por mosquitos, escorpiões e moscas. Não podemos comer nenhum alimento que está no solo, pois este solo pode estar contaminado pela passagem de caramujos africanos, aranhas ou até cobras. O que podemos fazer então para nos protegermos?
Já que o ser humano foi o causador da explosão das pragas, principalmente a urbana, só nos resta um caminho que é manter o máximo de higiene possível.  Limpeza absoluta em nossos lares e entorno fazendo com que o principal atrativo das pragas que é a comida deles, fique fora do alcance desses seres danosos. Higiene das mãos, do corpo, na preparação de alimentos que podem já estar contaminados também é indispensável.


O assunto das pragas urbanas é quase interminável e oportunamente vamos debater mais sobre alguns assuntos relacionados. Mas para agora fica a reflexão: Como causador do desequilíbrio ambiental propício às pragas, sejam urbanas ou rurais e naturais, podemos afirmar que o homem é a maior das pragas sobre a face da terra. O homem destrói a terra de onde tira o seu sustento. O homem destrói a vegetação que serve para sua sobrevivência, consegue até tornar impossível o consumo da água, recurso indispensável a todos os tipos de vida sobre o planeta. Dessa forma quebrando o ciclo de harmonia natural produziu um assustador aumento de elementos que antes não eram considerados pragas, mas agora é pelo simples descaso em administrar bem o nosso planeta Terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário