Receptividade e Turismo Ecológico



A ecologia é tema recorrente em muitos assuntos, pois como o seu próprio significado que traduz o estudo de todos os organismos em seu ambiente. A palavra tem origem na língua grega onde oikos(eco) significa casa e logos (lógico) significa estudo. Simplificando: Estudo da Casa ou Estudo do lugar onde se vive (meio ambiente).
A questão do nosso tema é como estamos tratando o nosso oikos-casa! A nossa casa é nosso meio ambiente e nosso meio ambiente é nossa rua, bairro e cidade. Nossa cidade tem sim vocação turística pela sua localização geográfica e pelas belezas naturais que nela existem. Sempre nos deparamos com a dúvida para que servem as cidades. Cada uma tem um potencial natural que pode e deve ser explorado de forma sustentável. Esse é um exemplo que vemos em algumas cidades no Brasil e muitas no exterior. O que muitas vezes nos falta é sensibilidade para descobrir e valorizar o que existe bem embaixo do nosso nariz e que tanto desprezamos.
Para eliminar qualquer dúvida para qual vocação as nossas cidades litorâneas ou não possuem, basta ver o que acontece com o incremento da população flutuante em finais de semana, feriados e períodos de férias.  Infelizmente não basta uma cidade ter localização geográfica privilegiada para ter receptividade turística. É histórico no nosso país o destrato feito com os locais de destino de milhões de pessoas nos seus períodos de lazer.  Exemplo negativo bem atual é a escolha da cidade do Rio de Janeiro para as próximas Olimpíadas em 2016. Diversas provas deverão ser realizadas em ambientes aquáticos costeiros marinhos, que por décadas apresentam índices de poluição e contaminação vergonhosos, levando o COI (Comitê Olímpico Internacional) a buscar alternativas que não venham a prejudicar a saúde ou performance dos atletas.

O que falar das nossas cidades vizinhas como Balneário Piçarras, Barra Velha, Araquari, Penha, São João do Itaperiu entre tantas outras.  Qual delas está preocupada de verdade com a despoluição dos seus rios, lagos e suas praias? Lamento informar, mas a resposta é nenhuma. Lamento mais ainda informar, mas se nós que vivemos nesses lugares sem cuidar do nosso oikos (casa), como poderemos oferecer atrativos para que alguém venha nos visitar?  Receptividade é isso, oferecer o que se tem de melhor para tornar atrativo para todos.  Nunca se convida um amigo para nossa casa e se oferece lixo ou esgoto como prato principal! Uma boa receptividade turística e ecológica é no mínimo oferecer atrativos naturais limpos e organizados.
O Turismo Receptivo Ecológico é uma tendência mundial onde os turistas não mais se interessam por edifícios e shoppings. Hoje se busca a natureza em safaris fotográficos, caminhadas em parques e reservas ecológicas, atividades ao ar livre e entre outras novidades como Bird Watching ( Visualização de Aves). Tornar um ambiente agradável e ecologicamente correto beneficia a todos, sejam moradores definitivos do lugar ou apenas visitantes temporários ou de passagem. O segredo da receptividade turístico-ecológica está na habilidade em transformar e recuperar espaços até então abandonados e desprezados em referências turísticas. A pergunta que sempre se deve fazer é: “ O que tenho a oferecer para que outros venham me visitar?”

Tudo pode servir de atrativo, desde morros a montanhas, de rios e lagos a costa do mar, de pequenas matas até grandes áreas de florestas. Basta que estas áreas estejam preservadas da nefasta ação predatória e poluidora do ser humano. Rios com águas límpidas, lagoas cristalinas, mar e praias com areias branquinhas e água transparente são um bom começo que ainda não temos a oferecer aos visitantes. Infelizmente nem aos próprios moradores podemos oferecer o mínimo de condições.  Ninguém, repito: Ninguém vai se deslocar de um local para outro se este local esteja sujo e fétido.  Investir em infraestrutura de saneamento básico é imperativo! Nossas cidades e gestores preocupam-se apenas em arrecadação financeira e questões políticas incipientes, e se esquecem do mais importante que são as verdadeiras políticas públicas.


Para se ter um Turismo Ecológico Receptivo basta respeitar e privilegiar o meio ambiente! Tornar o Turismo Sustentável uma realidade é questão de sobrevivência de nossa região. Vamos nos lembrar de que apenas de costa o Brasil tem mais de 9.000 km e muitos milhares de praias. Então o que vamos oferecer para nossa gente e nossa visita?  Respeito com o meio ambiente e a ecologia deveriam ser temas tratados com mais seriedade e atenção pelos gestores públicos e população em geral sob pena de sermos esquecidos tanto pelos que aqui habitam quanto pelos que ainda pretendem nos visitar.  Cuidar do nosso patrimônio natural é nossa maior missão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário