Meio Ambiente – Ética Ou Responsabilidade


        Durante nossas vidas, fazemos muitas coisas, algumas certas e outras talvez nem tanto. Isso leva a uma reflexão sobre como estamos agindo. Como vivemos numa sociedade que está eternamente em busca do crescimento, uma pausa para reflexão  repensando de que forma estamos agindo para com o nosso meio ambiente.
Por natureza, o meio ambiente é um universo pautado pela ética na sua forma mais pura e direta. A harmonia da natureza é em si a causa e resultado de sua própria existência. Quando o ser humano foi introduzido nesse ciclo a muito tempo atrás, ele fazia parte da harmonia e equilíbrio que coexistiam de uma forma muito pacífica e natural. Com a gradual e desproporcional evolução a que o homem foi submetido em pouco tempo a então eterna harmonia começou a se desfazer. Hoje o ser humano não tem mais suas ações pautadas pela ética natural, dessa forma é indispensável uma postura de responsabilidade e compromisso, nas ações que executamos nos locais onde vivemos.

Afinal, o que mudou então? Mudou inicialmente o comportamento humano quando passou a se multiplicar e ocupar áreas onde até então sua passagem ou existência nem era percebida. Os agrupamentos e ajuntamentos humanos lentamente começaram a modificar a paisagem e consequentemente o meio ambiente com a sua fixação definitiva por ocasião da diminuição de sua atividade como ser nômade. O nomadismo de pequenos grupos de humanos em desenvolvimento ainda permitia a harmonia e ética natural do meio ambiente. A fixação de grupos humanos em locais definidos iniciou o processo que conhecemos por urbanização. A urbanização desregrada acabou de vez com a harmonia existente até então no Meio Ambiente.
A ética ambiental sempre existiu na natureza, mas esse conceito foi criado na década de 1960 ampliando o conceito ético do homem em relação à natureza.  Foi o ser humano  agindo sem responsabilidade que quebrou esse ciclo perfeito. A suposta superioridade do ser humano em relação aos demais seres vivos é uma utopia!  Ética é uma ação que envolve e atinge a todos. A responsabilidade é uma ação de cada indivíduo que produz seus frutos, bons ou maus, afetando a todos também! Todos conhecem a ética, poucos a praticam! A forma mais fácil de se livrar da ética é empurrar a responsabilidade para outra pessoa.  Vemos isso todos os dias em órgãos públicos, políticos que deveriam nos representar e demais pessoas a nossa volta. Quem mais deveria zelar pela ética pública são os que mais a desrespeitam.  A responsabilidade pelo trato de políticas públicas é jogada fora quase todos os dias por todo nosso país e na nossa cidade. A falta de responsabilidade e falta de ética vem constantemente acompanhada de demagogias, falsas promessas e desrespeito, agravando problemas corriqueiros. Em se tratando das questões ambientais, o que mais se vê é o desleixo e despreparo em tentar solucionar alguma demanda.

Falta de ética é deixar escorrer esgoto a céu aberto sujando ruas, rios, mangues e praias. Falta de responsabilidade é fingir que se está fazendo algo, empurrando a origem do problema para vizinhos. Falta de ética é suprimir vegetação em nome de um suposto desenvolvimento. Falta de responsabilidade é que se cortem as árvores sabendo que isso vai afetar a qualidade de vida de toda uma cidade. Falta de vergonha é não assumir suas deficiências corrigindo os problemas pontuais antes que eles se tornem problemas coletivos!

Questões ambientais afetam a todos indistintamente e dessa forma precisamos ter ética e responsabilidade nesse trato. O planeta não pode mais esperar! Estamos perdendo essa guerra,  e motivados por burocracias e politicagens pouco éticas e irresponsáveis vemos esse mundo a nossa volta se tornar um ambiente inabitável. Nossa sobrevivência não depende mais apenas de posicionamentos éticos. Que cada um que assumiu uma responsabilidade cumpra com vigor o que aceitou previamente. Não podemos mais aceitar demagogias. Não temos mais tempo para perder, o planeta agoniza!

Nenhum comentário:

Postar um comentário