Areia e Água


Nota 10 para a primeira e nota 0 (zero) para a segunda. Estou me referindo às nossas praias em Barra Velha. Neste feriado de carnaval busquei visitar as nossas praias de forma aleatória para traçar alguns parâmetros que sempre levantam dúvidas. Afinal quem é que suja as nossas praias?
Percorri todas as nossas 7 praias municipais e conversei com muitos catadores que encontrei pelo caminho. A minha pergunta era sempre a mesma: “ Na sua opinião, que é que suja mais as nossas praias?” A resposta era quase sempre a mesma: “ Gente daqui mesmo”!! Presenciei muitas cenas onde os visitantes e turistas levavam seus lixos para os coletores e latas de lixo ou entregavam diretamente aos catadores de recicláveis. Da mesma forma presenciei gente conhecida e moradora da nossa querida Barra Velha, simplesmente “abandonando” seus lixos quando iam de volta para suas casas.  Porque isso acontece? Falta de consciência? Falta de cidadania? Ou pura falta de educação e desrespeito mesmo pela cidade onde se vive?

Meu aplauso para uma turma transparente que passa quase despercebida, mas que pela importância de sua atividade pereceriam um pouco mais de respeito das administrações públicas. Os catadores. Na busca pela sobrevivência vemo-los diariamente sob o mais escaldante sol ou sob intensa chuva recolhendo lixos recicláveis nas ruas, areias, latas de lixo ou terrenos abandonados. Eles fazem o que por lei caberia responsabilidade a administração pública. Acabam por se tornarem indispensáveis ante a ineficiência e descaso da municipalidade que se omite de suas obrigações legais.

Quer agora um exemplo de descaso público? Basta caminhar nas brancas areias das nossas praias e ver em quase todas elas a irresponsabilidade de uma Prefeitura quando nada faz em relação ao despejamento de esgotos. Absurdos acontecem quando se observa banhistas calmamente ao sol ao lado de esgotos, ou pior ainda quando a municipalidade NÃO coloca placas de advertência sobre locais poluídos, expondo turistas incautos a doenças graves causadas pela poluição.  A certificação de poluição das nossas praias é feita semanalmente pela FATMA e amplamente divulgada, mas na nossa cidade esse alerta não acontece apesar da Praia central, uma das mais frequentadas, estar entre os locais impróprios para banho conforme análises divulgadas na página oficial do órgão estadual ambiental. Desconhecimento ou má fé do município? Nem iremos citar outros pontos impróprios já tão conhecidos na cidade, mas fica o alerta a todos que cobrem das autoridades providências sobre o tema!

A surpreendente e crescente limpeza das areias das praias municipais não é fato inédito. Tenho acompanhado e participado a muitos anos de campanhas de conscientização e mutirões de limpeza e fico muito feliz em ver que com o passar dos anos lentamente nossa população visitante está cada vez mais comprometida com a manutenção da limpeza da nossa orla.  Meu aplauso para os turistas e frequentadores eventuais que com muita responsabilidade estão fazendo o seu papel de forma magnífica dando bons exemplos de cidadania que ainda faltam aos munícipes locais. Resumindo: Quem ama cuida!
Lamentavelmente volto ao tema do lixo, quando vejo em redes sociais a falta de vergonha de uma prefeitura que recolhe o lixo de praias e sem nenhum respeito às leis e ao bom senso, despeja este lixo numa pedreira abandonada no bairro de Itajuba. O assunto já foi tema nessa coluna e pelo descaso das autoridades judiciárias e fiscalizadoras continua-se a praticar crimes ambientais em Barra Velha. Pior mesmo é quem deveria dar o exemplo é que pratica o crime. Resta à população sua indignação e revolta quando uma empresa que tem por obrigação recolher todo o lixo produzido no município não o faz de forma satisfatória e pior ainda quando a administração pública dá um péssimo exemplo de como não se deve proceder em relação aos resíduos sólidos produzidos em sua jurisdição.
Esgoto na Praia do Tabuleiro
Até quando a falta de atitude de órgãos fiscalizadores municipais como a Vigilância Sanitária e a Fundema serão toleradas? As leis existem e são claras e acessíveis a todo mundo, bastaria cumpri-las. Vergonhoso mesmo e ver uma bela cidade como Barra Velha não cumprindo a PNRS(Política Nacional de resíduos Sólidos) Lei 12.305/2010 achando que vai tudo bem! Não basta o cidadão comum fazer a sua parte cuidando, limpando, separando o seu lixo quando nem ao menos temos na cidade um sistema de coleta seletiva, fato que é imperativo em todas as cidades do Brasil. Mas isso já é tema para uma próxima coluna. Reitero aqui publicamente meu respeito a agradecimento aos turistas comprometidos com Barra Velha e que sejam sempre muito bem vindos. Barra Velha precisa de mais pessoas assim!!

P.S.- Em tempo peço a todos os cidadãos que leiam a contra capa frontal do carnê do IPTU de 2016. Ali consta uma importante informação sobre a questão dos esgotos domésticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário