quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Fim de Ano, Novas Despesas - Como Proceder?


Em poucos dias o ano de 2015 estará acabando. Logo chegaremos a época mais esperada do ano onde as férias e o merecido lazer terão merecido destaque nessa época.
Natal, festa da virada, viagens, praia, reuniões com amigos e família, época de confraternização. Muito bom e necessário, mas você já se planejou?
Não se esqueça que tudo isso depende de gastos financeiros, e que somados às novas despesas ressurgindo a cada novo ano precisamos mais do que nunca repensar e replanejar nossas prioridades.

Afinal o que é prioridade para você? Ter um belo carrão para viajar nas férias? Renovar seu plano de saúde para ficar garantido no quesito da saúde? Matricular seu filho naquela escola particular que acaba de reajustar suas mensalidade acima dos índices de inflação? Fazer um pacote de viagem para seja lá onde for, financiando em 10, 12 ou 24 vezes no cartão? Reunir toda a família e fazem um banquete de fim de anos regado a champagne e ingredientes caros para "não passar em branco"?


Todos temos nossas prioridades pessoais mas não podemos nos esquecer de que planejar gastos em época de recessão econômica é imperativo.
Deixar em segundo plano prioridades como as contas necessárias como energia, água, IPTU, IPVA não é sinônimo de bom planejamento.Saber distinguir e priorizar o que é verdadeiramente prioritário é questão de sobrevivência financeira. O Brasil está passando por época turbulenta, que segundo as previsões mais otimistas perdurará até o fim do ano de 2016. Você já se perguntou de como vai fazer para administrar sua vida pelos próximos 14 meses?

Vejo com tristeza um verão e final de ano com pouco a comemorar. As famosas temporadas na praia estão cada vez mais curtas e econômicas. Os salários corroídos mal são suficientes para honrar os compromissos já assumidos, haja visto que o Brasil apresenta atualmente uma taxa de inadimplência em torno de 25%. A indústria e o comércio fecharam mais de 1,2 milhões de postos de trabalho segundo pesquisa do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados). As tarifas públicas foram reajustadas acima dos índices oficiais de inflação que está na casa dos 10%anuais. Os combustíveis tiveram aumentos expressivos e com eles os alimentos e demais produtos também encareceram acima do poder de compra dos brasileiros.
A retração na economia se vê todos os dias nas lojas e supermercados, até nas ruas onde a quantidade de veículos circulando já foi constatada como 12% menor do que a 12 meses atrás.


Economizar!!!  Planejar!!! Não gastar!!! Fuja das lojas, mercados e serviços que aumentam preços principalmente nessa época, visando explorar de forma criminosa turistas e moradores desavisados!  Preparar-se para um futuro com baixas perspectivas econômicas e sociais é um caminho saudável e recomendado.
Não é vergonha servir um frango no lugar do tradicional perú na ceia de Natal. Muito menos deixar de comprar todas aquelas bugigangas que damos de presente no Natal para nossos amigos e familiares. Afinal Natal é para gastar ou para reunir amigos e família?
Melhor deixar aquela desejada viagem para o exterior cotada em dólares para mais tarde e aproveitar algum local perto com custos menores.

Não queira ficar ostentando para teus amigos, luxos e gastos com os quais você não consegue mais suportar. Todos estamos passando por mudanças e arrochos no planejamento econômico, e quem fizer um adequado planejamento mais rapidamente sofrerá menos impactos negativos no futuro.
Repense e reprograme teus sonhos e desejos materiais. Reduza teus gastos. elimine supérfluos, a palavra de ordem é austeridade!
Faça tudo que o nosso governo NÃO faz! Planeje com sabedoria o teu presente e seja presenteado com um futuro mais tranquilo e feliz.
Férias e final de ano são épocas de alegria e descontração. Não deixe que um gasto mal pensado estrague a sua alegria no próximo ano.Pense em você no futuro. Pense em ser feliz agora!

Nenhum comentário:

Postar um comentário