segunda-feira, 20 de junho de 2016

Porque o Brasil não dá certo?

         


           Ouço desde pequeno que o Brasil é o país do futuro. Nisso já se vão mais de 45 anos. è sempre a mesma história, que daqui a 30 anos o Brasil será uma potência desenvolvida e referência mundial.
           É verdade. O Brasil passou a ser uma potência e referência. Potência nas infinitas possibilidades nunca realizadas e uma referência de mau uso de tudo que por aqui abunda. Temos riquezas naturais nunca sonhadas por outras nações. Nem falar de belezas naturais. Ainda mais da capacidade inventiva e genialidade do povo. Uma grande lástima é saber que tudo isso é utilizado pelo lado negativo. Nunca vi até hoje um Prêmio Nobel brasileiro. Tampouco ouço falar de invenções brasileiras de relevância na atualidade, nunca esquecendo de nomes ilustres do passado como Santos Dumont, Vital Brasil ou Bartolomeu de Gusmão.

            Então o que acontece nas terras tupiniquins? Chega-se a conclusão de que o brasileiro gosta mesmo de ser cidadão de segunda categoria. Aceita tudo que nos é empurrado pela mídia como produto nacional. Não temos nem mais a cultura desenvolvida como referência e parâmetro de cidadania brasileira.
             Todo mundo acha que o prato predileto do brasileiro é a feijoada, esquecendo-se da infinidade de sabores como churrasco, massas e outras "unanimidades" nacionais.
             O samba é considerado o ritmo exclusivamente brasileiro, mas deixamos de lado a moda de viola caipira, a música nordestina e tantas outras que separam o Brasil em regiões.
             Definitivamente não temos cultura no país, onde museus verdadeiros são raridade, e, pior, o povo por aqui nem gosta de visitar museus. O brasileiro ainda acha que museu é um amontoado de velharia e ironiza quem os visita dizendo que é coisa de gente velha.Nos países europeus, América do Norte os museus são instituições respeitadíssimas e com afluxo de centenas de milhares de pessoas de todo mundo. Aqui o que importa são as praias cheias de gente bonita com pouca roupa e pouca cultura a oferecer. Um país de verdade só dá certo quando preserva suas raízes e sua cultura.

              Vamos a outro exemplo; Porque no Brasil não existem ferrovias? Porque no Brasil não existem hidrovias? Porque para construir isso tudo custa tão caro? Recentemente a Suiça inaugurou o Complexo de Túneis de São Gotardo que custou aproximadamente U$ 10 bilhões de dólares equivalente a R$ 35 bilhões de reais. Nesse complexo estão incluídos passagens rodoviárias e ferroviárias sob o Monte São Gotardo, ligando diversas cidades nos Alpes. Dezenas de túneis sendo o mais comprido medindo 57 km sob pura rocha das montanhas.
              Coincidência ou não no Brasil no mesmo período de construção está sendo realizada a obra da Ferrovia Transnordestina, Ao contrário da obra na Europa, a nossa ferrovia de integração só tem pouco mais de 600 km construídos dos 1700 planejados. Outra coincidência é o custo. Os mesmos R$ 35 bilhões já são somados às dívidas na execução dessa "maravilha" de engenharia nacional. Lá o cronograma de entrega foi adiantado em 6 meses, apesar de imensas dificuldades da topografia local, permitindo aos europeus deslocamentos mais rápidos e seguros. Aqui a obra só tem 30% realizado, mesmo não tendo nenhuma dificuldade de altitude ou topografia, não permitindo nenhum tráfego pois as partes prontas da obra estão sendo saqueadas por moradores locais.
Ferrovia brasileira(nordeste brasileiro)

Ferrovia suiça(São Gotardo)
                 Então fica a pergunta: Porque O Brasil não dá certo? Uma resposta bem tranquila seria e de que o Brasil não quer dar certo!
                Temos governantes que nunca governaram, fato que fica cada vez mais evidente nos últimos 40 anos. Da forma como estamos nem precisaríamos de governantes pois eles são os maiores causadores de problemas e entraves ao desenvolvimento do país. Governos que deveriam solucionar conflitos e necessidades custam ao bolso do cidadão 1/3 de suas vidas, e recebemos de volta nenhum serviço público de qualidade. Hoje se trabalha 4,5 meses por anos apenas para saciar a sede governamental de impostos que nunca retornarão para suprir o que precisa um povo para ter dignidade.
               Sem dignidade não há cidadania e sem cidadania nunca vai haver o respeito que um povo deve ter para com o seu país. O Brasil não dá certo porque os brasileiros assim o desejam. Não basta ter um país lindo se não se sabe cuidar dele. Não merecemos o país que temos, mas merecemos os governos incapazes que elegemos. Enquanto ficarmos nesse marasmo e analfabetismo cultural e político nunca teremos um país que dê certo.
               

Nenhum comentário:

Postar um comentário