terça-feira, 25 de setembro de 2018

Eleições e o Meio-Ambiente


    

    
   Em pouco menos de um mês todo o Brasil estará novamente passando por um processo eleitoral. Isso se repete a cada 2 anos dependendo se o pleito abrange apenas o âmbito municipal, regional ou toda a esfera federal.
     Dessa vez o Brasil escolherá seus representantes mais amplos, digamos com maior envergadura no território nacional, já que escolheremos desde os deputados estaduais até a presidência da república. Mas fica sempre um questionamento; O que movem as paixões pela escolha desse ou daquele candidato a cargo eletivo?
     Nas campanhas eleitorais dos candidatos o foco invariável dos temas debatidos gira em torno da economia e da própria política. Temas que servem apenas para subverter ou apenas encher os ouvidos dos eleitores indecisos como saúde, educação, segurança não mais seduzem o cidadão. O povo já cansado de eternas promessas já desconfia quando um candidato promete melhores escolas, creches, hospitais ou outra coisa assemelhada.

Corredor Ecológico sobre rodovia
         Agora nesse bolo todo um tema tão importante quase passa desapercebido. O tema ambiental é um dos espinhos encravados nos pés e nas gargantas de muitos candidatos e dessa forma é deixado de lado pelas polêmicas que com certeza vai causar. Poucos políticos têm conhecimento de causa em tratar do tema de forma clara e direta. Isso acontece, pois, a temática ambiental muitas vezes se confunde com as questões econômicas onde quem defende o Meio Ambiente é tratado como guerrilheiro ou extremista que é contra o desenvolvimento.
     Afinal, o que se entende por desenvolvimento? O que é desenvolvimento sustentável. O que significa sustentabilidade? Na maior parte dos discursos pré-eleições usar essas palavras servem apenas como propaganda demonstrativa para mostrar um candidato preparado para seguir em alguma política pública ambiental. Mas na verdade pouquíssimos candidatos ou mesmo nenhum deles se apresenta preparado para lidar com segurança sobre o tema. As paixões repousam mesmo sobre a velha e desgastada política partidária e sobre as tão conhecidas e já ineficientes políticas econômicas que conhecemos a muitas décadas.


     Só para esclarecer: Sem um Meio-Ambiente adequado nenhuma outra política vai prosperar de forma adequada. Entenda-se que Meio-Ambiente não é referência a aquela floresta lá longe no meio do Pará ou do Amazonas. Meio-Ambiente é todo o espaço que o homem ocupa, seja na cidade, no campo ou na floresta. As inúmeras e relegadas políticas públicas ambientais da atualidade estão afetando a todos os cidadãos nas cidades. Problemas respiratórios, alergias, doenças do aparelho digestório e questões médico-clínicas em geral tem muitas de suas causas na questão ambiental mal administrada. Pouco se vê sobre manutenção de fontes de água limpas. O partido “ X” ou “ Y “ é importante pois quer eleger o “ João da Silva”, mas esse tal “João” só vê suas demandas partidárias.
     Temas ambientais são esquecidos nos debates transmitidos pelas TVs. Nenhum candidato pergunta ao seu oponente sobre quais serão suas propostas e projetos para diminuir a poluição dos rios e do ar. Promete-se emprego e renda e se esquece de prometer a vida! Meio ambiente saudável é economia na saúde, na infraestrutura e nos gastos desnecessários e caros de tentativas malsucedidas em fingimentos que preservem o meio-ambiente. Não é por acaso que países como a Noruega, Suécia e Dinamarca possuem um padrão de vida elevado com escolas e hospitais de alto nível, atrelados à preservação ambiental.

     O turismo, hotelaria, gastronomia, entre outros ramos são altamente impactados quando o meio-ambiente não está adequado. As pessoas precisam de saúde e tranquilidade e isso só se consegue em ambientes saudáveis. Deixar a temática ambiental em segundo plano é demonstrar total despreparo para qualquer agente político. A destruição de ecossistemas leva a uma queda drástica na tão desejada qualidade de vida. Não é por acaso que em feriados, férias ou apenas finais de semana os destinos mais procurados por moradores das cidades sejam áreas com natureza e belezas naturais. O desenvolvimento pode e deve estar avançando junto com a manutenção e preservação ambiental.


     Se para as próximas eleições o seu candidato preferido ainda não apresentou nenhuma proposta que privilegie o Meio-Ambiente, ainda há tempo para você escolher outro candidato ou então pelo menos cobrar e exigir dele novas posturas ambientalmente corretas. Nós todos queremos um mundo melhor, seja para trabalhar e construir nossos sonhos, ou seja, para apenas viver a vida de forma saudável e contemplativa. Faça a sua parte agora! Escolha com sabedoria! Escolha alguém que cuide junto com você do nosso planeta!



Nenhum comentário:

Postar um comentário