segunda-feira, 28 de maio de 2018

Bitucas, Xepas, Guimbas, etc...




... e você vai até a belíssima Ilha de Canas(Ilha do Grant) em Barra Velha e assiste uma vergonhosa cena onde um indivíduo que acabou de chegar a este pedaço do paraíso fumando, e de imediato joga a bituca do seu cigarro dentro d’água!!!
Qual atitude tomar? 1- Tentar conversar com o ignorante sobre sua má conduta? 2- Juntar a xepa e depositá-la em local adequado? 3- Ignorar a situação e fazer de conta que não viu? 4- Encher o infeliz de sopapos e obrigá-lo a comer aquela nojeira?
Lamentavelmente neste momento eu estava sem máquina fotográfica pois fui a nado até a nossa bela ilhota. Perguntei ao homem em questão do por que ele ter jogado a guimba na água. Adivinhem a resposta: “ Para apagá-la, e parar de fazer fumaça”!!  Pergunta 2: O senhor sabia que algum animal marinho pode comer a xepa e morrer por esse motivo? Resposta: “ NÃO! Isso não acontece”!!
Podem ter a certeza de que fiquei tentado a tomar a atitude número 4 citada acima!  Vivemos numa época de pessoas tão ignorantes e idiotizadas que a capacidade de pensar acabou! Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), existem aproximadamente 1,6 bilhões de fumantes no planeta. A média de descarte de bitucas de cigarro é de 7,7 por fumante produzindo quase 8 bilhões de bitucas diariamente. É público e notório que o fumo faz mal a saúde do fumante e das pessoas que o rodeiam, chamadas de fumantes passivos. O que se esquece de mencionar é que as xepas de cigarro não param de poluir quando são jogadas no chão!


A bitica, xepa, guimba é composta de um pequeno pedaço do cigarro que não foi fumado junto com o filtro. Esse filtro é fabricado com acetato de celulose que leva em média de 5 a 10 anos para se decompor em pequenos pedaços que viram microlixo! Ou seja; mesmo depois de “jogados fora” continuam a poluir indefinidamente! NÃO EXISTE JOGAR FORA! Tudo que se “joga fora” continua sobre a superfície do planeta! O cigarro contém mais de 4.000 produtos tóxicos na sua fabricação e as xepas ao serem jogadas no solo liberam essas substâncias contaminando o solo, o lençol freático e consequentemente as águas dos rios e mares.
Se você fumante acha que não tem nada com isso, é porque você é realmente um ignorante ou simplesmente um idiota irresponsável! Fumar já é uma ação maléfica. Mas descartar a guimba de forma irresponsável é uma atitude criminosa! Mas existem alternativas. A primeira e mais lógica e parar de fumar. A segunda é descartar o resíduo chamado bituca no lixo. A terceira é recolher a xepa e encaminhar para projetos de reciclagem onde ela poderá ser transformada em compostagem que serve como ótimo substrato para cultivo de gramas e gramíneas em geral. Sim, isso mesmo! O resíduo do cigarro serve como adubo em muitos tipos de ajardinamentos. As bitucas também podem ser utilizadas em artefatos de cimento, pavimentação de estradas e outros usos menos poluentes! Até papel pode ser fabricado a partir das xepas de cigarros. Mas melhor mesmo é NÃO FUMAR!


Segundo pesquisas científicas, uma bituca leva de 1 a 7 dias para chegar aos oceanos, seja lá onde for jogada. A água da chuva carrega-a para uma boca-de-lobo, em seguida para uma vala, um córrego, um rio e finalmente acaba fatalmente nas praias e dentro dos oceanos. Esse xepa é facilmente confundida com alimento por aves, tartarugas, peixes e até baleias e golfinhos que acabam por morrer com a ingestão desse potencial veneno. Basta apenas uma xepa para matar um peixe ou uma gaivota ou mesmo uma tartaruga! O sistema digestório desses animais não consegue processar essa substância que acaba entalando no esôfago, estômago ou intestino dos bichos culminando com uma morte lenta e dolorosa.


Caminhando pelas nossas praias em Barra Velha tirei essas fotos que ilustram esta matéria num dia qualquer. Basta você cidadão olhar nos meios-fios, canaletas de água, valetas, calçadas e na praia, que em todo lugar, dezenas e dezenas de xepas e guimbas estão ali atiradas e logo acabarão dentro do mar onde você e seus filhos vão tomar seu gostoso banho. O peixe que você compra está contaminado com as substâncias do cigarro que eles engoliram.  A água que você bebe está contaminada pelas mais de 4.700 substâncias presentes no cigarro. Milhares de animais e pessoas morrem em decorrência do uso do cigarro. E você aí ainda diz que fumar não incomoda ninguém?
Lamento te informar, mas se você quer fumar e se matar sozinho é um problema teu! Mas quando você mata e contamina tudo ao redor, é um problema de todos e você passa a ser um criminoso,  porque jogar lixo em vias públicas é crime previsto no Código Penal e Ambiental. Quer morrer? Tudo bem, mas não mate pessoas e animais inocentes!



Nenhum comentário:

Postar um comentário