segunda-feira, 28 de maio de 2018

H2O

Rio Futaleufu-Chile-Considerado o mais puro das Américas

ÁGUA!!!  Nada mais vital para a humanidade.

Em recente viagem ao Chile surpreendi-me com a quantidade de lagos, lagoas, rios e riachos existentes naquele país. Não só a quantidade, mas a qualidade da água nesses lugares e principalmente a qualidade da água ofertada a população. No Chile segundo a legislação, toda água pública tem que ser potável! Toda ela!! Se você acha que o Brasil é pródigo em cursos d’água, você não sabe nada.
No Chile não se vê lixo nos rios e lagos. Não se vê esgotos a céu aberto. A legislação é implacável com quem não tem cuidado com esse recurso natural. Melhor ainda; ninguém é descuidado ou desrespeita esse princípio básico do cuidado com a água! Em inúmeros locais pelos quais passamos e ficamos acampados, bebíamos a água diretamente dos riachos. Ao perguntarmos sobre a potabilidade das águas em algum lugar recebíamos como resposta ríspida: “ Em Chile todas las águas san potables”.  Em nenhum momento compramos água mineral nos mais de 40 dias que percorremos os países do Cone Sul-americano. Que diferença para com o nosso outrora tão bonito Brasil! Fica um desafio injusto tentar achar nas nossas redondezas um rio de onde se possa tomar água diretamente sem medo.
Claro que o Chile tem algumas peculiaridades. Uma delas é que a esmagadora maioria dos rios tem suas águas originadas do degelo. Ou seja: Enquanto há neve e gelo no alto das montanhas, haverá água nos rios. Já está comprovado que a cada ano a quantidade de neve no alto da Cordilheira dos Andes está diminuindo.  Culpa do aquecimento global? Alterações naturais das correntes marítimas? Desmatamentos em diversas partes do mundo? Difícil encontrar uma resposta que seja unanimidade. De qualquer forma em diversos lugares do planeta o cuidado com a conservação dos recursos hídricos está bem avançada e o Chile é um dos ótimos exemplos a ser seguido.

Laguna Maule-Divisa do Chile com a Argentina
Em outros países ainda utilizando a “famosa ciência popular” chamada de “Achismo”, acha-se que a água é um recurso inesgotável. De certo modo sim. Ela pode até ser inesgotável, mas com certeza a sua qualidade não mais será adequada ao consumo e a sobrevivência de algumas espécies, incluindo-se entre elas a espécie humana. Sabe-se que uma água contaminada pode ser extremamente letal ao ser humano e às mais diversas espécies animais que nos rodeiam.  Hepatite, Giardíase, Febre Tifoide, Cólera, Leptospirose, Disenteria Amebiana entre outras são algumas das principais doenças provocadas por águas sujas ou contaminadas. Todas sem tratamento rápido e adequado pode levar a morte em poucos dias.
E aí você pergunta: E eu com isso? O governo que cuide desse problema! O problema não é o governo. O problema é você que não cuida da tua própria vida e continua jogando esgoto e sujeira nos rios e riachos. Pior: Ainda fica resmungando e reclamando do mau cheiro e ratos e baratas que infestam as beiradas dos rios perto da tua casa. Mais repugnante é saber que você, eu e muita gente boa acabamos tomando banho no mar que está completamente contaminado com as porcarias jogadas nos rios!! E aí?? Continua achando que o problema não é teu??

Colhendo água "in natura" na Cordilheira dos Andes
Só para te informar que Barra Velha, cidade onde eu moro,  não possui nem um mísero metro de tubulação de coleta de esgotos! O que existe são os tubos, muitas vezes irregulares e ilegais, que confinam e matam os rios e riachos que deveriam ser abertos e limpos! São nesses tubos que você continua a jogar seu esgoto de forma criminosa? Acorda!!!  Pare de “tirar teu corpo fora” da tua responsabilidade. Bonito é ver outros lugares e países cuidando das suas águas. Vergonhoso é ver o cidadão brasileiro reclamando e continuando a fazer as coisas erradas!


Água boa nos rios e lagos serve para beber, pescar, nadar, esportes náuticos, criação, decoração, enfim tudo. Atrai pássaros, turistas, gera renda para a cidade e acaba com mais de 70% das doenças registradas nos postos de saúde.  Já imaginou que orgulho se nossa cidade tivesse todos os seus rios limpos com águas cristalinas e cheias de peixes?  Onde você não teria vergonha de receber uma visita em casa e ficar explicando o mau cheiro que emana dos bueiros e bocas de lobo! Os maus cheiros ou fedores são produzidos pelos próprios moradores.
Cidades grandes com muitos milhares de habitantes como Mendoza e Córdoba na Argentina tem rios limpos e cristalinos que correm ao lado de calçadas e ruas e tem suas margens ocupadas por parques lineares cobertos de grama, flores e árvores. A população passa suas horas de lazer nesses lugares todos os dias de forma tranquila aproveitando a natureza oferecida. Não vamos ficar cobiçando outros bons exemplos. Podemos sim ser bons exemplos fazendo o que é certo. Seja inteligente: NÃO SUJE e NÃO POLUA NOSSOS RIOS E LAGOS.
                                                                
Degelo no Paso Peruhenche-Divisa Chile/Argentina

Nenhum comentário:

Postar um comentário