quinta-feira, 10 de julho de 2014

Fim de Copa e ...


ACABOU...   ACABOU... acabou o quê??  Acabou a Copa para o Brasil!!   Mentira!! Acabou a Copa para a seleção de futebol brasileira. A Copa retornará  daqui a 4 anos terá mais entretenimento para milhões de pessoas, pois essa é a sua função além de enriquecer muita gente. O que infelizmente não acabou é a tão pedida e desejada solução dos problemas estruturais e infra-estruturais que o país necessita.

Um caso muito emblemático chamou a atenção de todo Brasil, mas que passou desapercebido de alguns. Durante o jogo do Brasil x Colômbia, o jogador Neymar Jr recebeu uma entrada faltosa durante o jogo. Foi retirado de campo de maca e levado a um hospital para exames. O Hospital São Carlos localizado perto do Estádio do Castelão, em Fortaleza, foi escolhido pela sua proximidade (8 km) e para dar agilidade ao atendimento do jogador. Até aí tudo bem. O que ficou evidente foi a falta de estrutura do hospital para receber vítimas em macas. Os médicos e acompanhantes do jogador tiveram que se espremer e até levantar a maca em alguns trechos para poderem adentrar ao hospital. A rampa era estreita e com curvas de 180° o que dificultou muito o acesso e rapidez no deslocamento. Ao contrário da declaração estapafúrdia de  "um grande pensador contemporâneo", a Copa sim é também feita de hospitais.


Este foi apenas um caso que ilustra as tão faladas necessidades para o país. A Copa é sim apenas entretenimento, mas como esse entretenimento é colocado a disposição de todos? É de forma igualitária e correta? Por que, então, foi flagrado e descoberto um esquema milionário de compra de ingressos "VIPs", onde estes ingressos que deveriam ser cedidos gratuitamente a patrocinadores e visitantes ilustres estavam sendo comercializados por preços de até R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais). Detalhe, os executores das ações criminosas já faziam isso há quase 20 anos, tendo inclusive montado uma empresa para "legalizar" a falcatrua!
Elogiável o trabalho da polícia brasileira que descobriu e denunciou todo o esquema, mas tudo leva a crer que a já tão combalida justiça brasileira acabe por sucumbir aos conchavos pecuniários e acertos "por fora" de poderosas organizações como a FIFA. Provavelmente nenhum dos figurões envolvidos será punido e tudo logo será rapidamente esquecido. Afinal é tudo uma festa!

Sorrateiramente enquanto a Copa acontecia, o ilustre decano e magistrado Ricardo Lewandowski, numa agilidade sem precedentes, aprovou e colocou em liberdade provisória diversos integrantes do mensalão de desvios financeiros do Partido dos Trabalhadores. Isto aconteceu sem ao menos os indiciados e julgados em última instância terem cumprido 1/6 (um sexto) da pena a qual foram condenados. Seria salutar que toda essa agilidade em libertar criminosos condenados fosse aplicada a milhares de condenados injustamente nos nossos tribunais, condenados esses principalmente por não terem recursos financeiros para pagarem algum advogado para os defender.


Sorrateiramente durante a Copa ninguém ficou sabendo que houve uma queda drástica no comércio de todas as cidades onde lojas ficavam as moscas e funcionários foram demitidos pela queda do faturamento e movimento. Pouco se falou da baixíssima taxa de ocupação dos hotéis motivada pela Copa. Os altos preços praticados acabaram por afastar turistas e visitantes que preferiam ficar acampados em barracas nas praças públicas ou dormiam em seus carros ou bancos dessas praças. O turismo de negócios foi por este mesmo motivo atrapalhado, ficando os estabelecimentos que atendiam a este segmento com taxas ocupacionais tão baixas quanto nunca se viu antes.
Realmente poucos problemas foram relatados em aeroportos, pois eles não tiveram muito movimento extra proporcionado pela Copa.
Segundo estimativas, pouco mais de 450.000 turistas vieram ao Brasil, dos esperados 600.000,  por ocasião do evento e esse baixo número não foi o suficiente para congestionar as estruturas montadas as pressas para atendê-los. Só para se ter uma ideia, na Copa da França em 1998 (aquela onde o Ronaldo  "Fenômeno" sofreu convulsões), houve um afluxo de aproximadamente 500.000 turistas. O total de turistas visitantes durante o evento não chega a 10% do total de turistas que vêm todos os anos ao Brasil, com o número anual de 6 milhões.
Lojas e ruas vazias durante a Copa
Pouco de positivo ficará para os brasileiros como herança da Copa, além de uma boa impressão de hospitalidade e alegria, atitudes tão naturais de nós, brasileiros. De qualquer forma, não devemos esquecer de que muitos turistas foram afetados pelos estádios mal acabados, ingressos em duplicidade, falta de comida nas Arenas Esportivas entre outros problemas que se apresentaram. Tive a oportunidade de conversar com turistas e visitantes de outros lugares e a grande maioria sai satisfeita com a forma como foram recebidos por aqui, deixando de lado os problemas que enfrentaram, coisa que já sabiam antes de aqui chegarem.
Tudo isso deixa uma lição: a Copa do Mundo é um grande show de entretenimento e diversão, mas querer calar a voz do já tão sofrido povo brasileiro com maquiagem e eternas e falsas promessas é lastimável.
Não importa se a Copa foi um sucesso, seja para a Alemanha ou Argentina, seja pelos salários milionários pagos aos jogadores, seja pelo enriquecimento de empresas patrocinadoras ou apenas para o torcedor simples e desinteressado que se divertiu apenas vendo futebol.
Bem vindas as próximas festas!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário