quinta-feira, 17 de julho de 2014

Pedras Brancas e Pedras Negras


Nós, moradores de Barra Velha, pelo próprio fato de morarmos nesse nosso paraíso, algumas vezes nos esquecemos de dar valor ao que temos de bonito e interessante na nossa cidade. Então, dessa vez, procurei me debruçar sobre um tema que muito me interessa e intriga, que é a nossa Praia das Pedras Brancas.

Pedras brancas por cima das pedras negras.
A Praia das Pedras Brancas é localizada no Bairro de Itajuba com fácil acesso e é pouco movimentada, com exceção da época de temporada. Antigamente ali naquele pequeno recorte da nossa costa havia uma ativa comunidade de pescadores, hoje ela abriga uma série de casas de veraneio nas suas encostas que cercam uma pequena baía de águas limpas.
O nome Pedras Brancas foi dado ao lugar pela ocorrência de grande quantidade de rochas dessa cor, localizadas especificamente apenas numa faixa de terra de mais ou menos 100 metros. O que chama a atenção do lugar é que o afloramento dessas rochas brancas está posicionada sobre as demais rochas de cor escura (pedra preta). Este fenômeno é intrigante, pois as rochas brancas são provadamente, através de estudos, muito mais antigas do que as rochas negras, mas aqui na nossa cidade as pedras brancas estão por cima das pedras pretas. O natural seria que as rochas negras ígneas ultramáficas, resultantes de ações vulcânicas mais recentes estivessem por cima das rochas brancas metamórficas, mais antigas.
Encontro de duas Eras Geológicas muito distantes.
Para entender melhor todo o processo de formação desse fenômeno precisamos voltar no tempo e descobrir que a base de nossa costa litorânea de Santa Catarina formou-se ainda na Era Pré-Cambriana (mais ou menos a 4,5 bilhões de anos atrás) mais precisamente no período Proterozoico que  se estende de 2,5 bilhões a 540 milhões de anos atrás. Só para se ter uma ideia, nessa época as únicas espécies de vida eram bem simples e básicas. Isso foi provado por estudos e pelo tipo de formações rochosas como essas metamórficas brancas encontradas na Praia das Pedras Brancas.
Essas pedras brancas são Quartzos da classe dos Gnaisses, rochas que se metamorfosearam/mudaram (metamórficas) de outras originais como os granitos, após serem submetidas a intensas pressões e elevadíssimas temperaturas.
De outro modo as pedras negras presentes ao local e muito mais comuns e encontrados em quase toda a costa, são basaltos ou gabros, materiais expelidos de vulcões numa época mais recente, provavelmente na Era Mesozoica, aproximadamente entre 250 e 65 milhões de anos atrás.

Tabela de vida das Eras Geológicas

Como, então, as pedras brancas mais antigas estão por cima das pedras pretas, mais novas?
A resposta é baseada na formação da próprias eras, pois na Era Mesozoica, marcada em laranja na foto, foi caracterizada por grandes movimentações tectônicas das placas continentais, vulcanismo intenso, separação dos continentes no seu final ( período Cretáceo) com isso encerrando a Pangeia. Mas um dos principais acontecimentos nessa época foi o aparecimento, evolução e posterior extinção dos dinossauros que tanto nos  fascinam. 
Mapa de possível posicionamento dos continentes sul na Pangeia.
Com a movimentação do subsolo causado pelas intensas erupções vulcânicas, afloramento de rochas subterrâneas até então encobertas, umas por cima das outras, provocou um avanço daquele pedaço de terra sobre a orla marítima(promontório) e consequentemente sobre as pedras pretas e a então recém formada praia. Dessa forma explica-se o porquê das pedras brancas muito mais antigas estarem sobre as negras.
A região também possui um sítio arqueológico de sambaqui, feito pelos antigos habitantes do local, possivelmente atraídos também pelas tão chamativas pedras brancas ali existentes.
Outro detalhe bem interessante é que as tais pedras brancas ali existentes possuem diferentes formas de cristalização e composição. Isso é explicado pela sua era geológica formativa, onde ainda no Período Câmbrico, a crosta terrestre estava se formando e os materiais que iriam futuramente se transformar em rochas sofria variações enormes de temperatura e pressão, alternando períodos de resfriamento lento e rápido, com isso causando a formação das chamadas Rochas Cristalinas por conterem pedaços e partes de granitos, ardósia e mármore, materiais que modificados deram origem a própria rocha em si.




Assim podemos concluir que esta raríssima formação de rochas em Barra Velha deu-se por motivo de uma erupção e/ou movimentação de placa tectônica que trouxe a superfície essas lindas rochas que nós costumamos chamar de Pedras Brancas.  Mais intrigante é saber que as Pedras Brancas estão "separadas" das Pedras Negras por um período que pode chegar a 500 milhões de anos e que nesse mesmo lugar a muitos milhões de anos atrás por aqui poderiam ter caminhado enormes dinossauros e muitos outros tipos de vida e civilizações. Mas isso já é tema para uma próxima pesquisa.
Aproveite e conheça a nossa Praia das Pedras Brancas e assim entenda um pouco mais sobre o nosso meio ambiente.

4 comentários:

  1. É muito bom poder apreciar essa paisagem, melhor ainda, conhecendo um pouco da sua história....Parabéns pela matéria...

    ResponderExcluir
  2. Marcos, primeiramente parabéns pelo Blog. Informações com base e muito conteúdo.
    Um grande abraço e sucesso!!
    Rodrigo
    (47) 9970 3333

    ResponderExcluir
  3. Lugar lindo sempre que posso paro la para apreciar

    ResponderExcluir
  4. existe mais um lugar do mundo com isso, onde é?

    ResponderExcluir