quarta-feira, 30 de julho de 2014

Você Sabe Votar ?


As eleições estão chegando novamente e desta vez teremos que escolher nossos representantes na Assembleia Legislativa Estadual, Câmara Federal, Senado e Presidência da República?
Você já escolheu seu candidato?  Já pesquisou a ficha e currículo que ele apresenta? Não???
Já está na hora, então!!  Não se deixe levar pela mídia e propagandas em geral. Os tão conhecidos e nomes famosos sempre acabam por estar a frente das pesquisas apenas porque nós não nos damos ao trabalho de saber quem são os demais candidatos.

O tempo passa e o cidadão ainda não aprendeu a votar! Deixa tudo para a última hora e acaba votando de qualquer jeito escolhendo qualquer um, e dessa forma vota no primeiro nome que lembra. Só uma informação, amigo, normalmente essa atitude leva a um continuísmo que em nada vai ajudar a melhorar nosso país como um todo. Você não quer o melhor para você? Então faça algo nesse sentido, escolhendo quem de verdade vai te representar, e com quem tuas ideias e afinidades tenham sintonia. Votar em qualquer um é ato de estupidez. Mudar para melhor é o tema principal e muitas vezes isso só acontece quando se troca a forma de pensar e agir. Lembre-se que uma vassoura nova varre melhor do que a velha.

Já é consenso que a nossa população acredita cada vez menos nas promessas de candidatos a eleições. Isso é histórico, pois a esmagadora maioria dos candidatos e talvez futuros eleitos nunca teve a menor intenção de cumprir as suas promessas. Esses candidatos já conhecem a apatia dos eleitores e apostam nos seus nomes famosos para se perpetuarem no poder. Aí você, eleitor, vota num desses políticos profissionais eternos e acha que está fazendo a sua parte como cidadão!
Lamento informar: você está fazendo apenas o que este candidato quis que você fizesse! Seja bem vindo ao curral eleitoral que continua a se perpetuar no nosso país.
Se você quer mudanças de verdade você deve mudar de verdade a sua atitude! Chega dos mesmos!
Historicamente está provado que reeleger qualquer candidato em qualquer nível promove a apatia deste candidato, que acaba por se acomodar e com o passar do tempo, pouco ou nada produzir.

A matriz de ideias e propostas eleitorais ou eleitoreiras normalmente é restrita a poucos meses, e com o passar deles, o eleito acaba por perder o ímpeto onde suas intenções acabam por despreparo ou incompetência mesmo.
O sistema eleitoral do Brasil também acaba por contribuir para que todo o processo acabe desgastando a paciência do cidadão pagador de impostos e que apenas gostaria de ver seus direitos respeitados.
Podemos citar diversos exemplos de má organização do sistema eleitoral no país, quando descobrimos que aqui existem atualmente registrados legalmente 32 partidos políticos. Isso mesmo 32!!  Você saberia citar pelo menos 10 ou 15? Será que tudo isso interessa ou é necessário para o país? Será que isso é democracia ou serve apenas para interesseiros políticos que usam as suas siglas partidárias como balcão de negócios?
A própria ocorrência das tão faladas coligações partidárias é uma amostra de que a quase totalidade dos atuais partidos políticos serve apenas para interesses escusos e pouco recomendáveis.
Se um partido político não tem bons candidatos e boas intenções, acaba por se "encostar" em outro apenas para mais lá na frente conseguir vantagens como cargos, indicações e outros acertos tão comuns na política atual.

Aposto que você, amigo leitor, nem sabe quais os candidatos ao Governo do Estado e nem a Presidência da República. Nem vou perguntar aqui se conhece todos os candidatos a cargo estadual e federal. Isso mostra a ineficiência do sistema político brasileiro, bem como demonstra claramente que o objetivo de governar para e pelo povo é apenas uma promessa vazia. Nosso país não precisa mais desse sistema falido onde a política tão necessária acabou por se transformar em raiva, frustração e sinônimo de corrupção e conluio.
Em grande parte a culpa é sua, amigo eleitor. É sua e minha, pois nos acostumamos com um sistema corrompido onde o cidadão comum pouco pode fazer, pois a legislação feita pelos legisladores por nós eleitos acaba por beneficiar apenas a eles próprios, isso com o nosso consentimento na hora que votamos errado.
Mude agora, não vote nos nomes conhecidos. Se você acha que política é amor, ou paixão, está completamente enganado. Política é um ato de razão onde devemos por força moral escolher quem de verdade vai cuidar e nos representar nas verdadeira políticas públicas.


Quem já foi eleito e nada ou pouco fez não merece de forma nenhuma voltar a ser escolhido! Pense nisso agora antes de reeleger uma pessoa que é apenas um político profissional. Depois não adianta reclamar, pois foi você mesmo que o elegeu! Afinal nenhum político eleito está lá por um acaso. Se ele foi eleito foram os cidadãos que assim o fizeram. Este é o momento de aprender a votar corretamente. Este é o momento de ser cidadão de verdade e não apenas massa de manejo dos noticiários e estatísticas políticas. O cidadão consciente é o pior pesadelo do político profissional. Seja esperto e defenda os seus direitos não sendo manejado pela politicagem que impera no nosso país.  Diga NÃO a polarização dos votos entre apenas dois partidos e valorize novos nomes e novas propostas nem tão famosos, mas com certeza até melhores do que os que se apresentam como paladinos da moral e ética. Dê chance a qualquer candidato que tenha sintonia com você, mas de modo que este candidato pense coletivamente em tentar resolver problemas que atingem a todos. Assim você verdadeiramente estará exercendo a democracia. Chega dos mesmos. Lute por um Brasil mais digno e justo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário