segunda-feira, 14 de julho de 2014

Notícia, Mídia, Maquiagem ou Verdade?


A Copa do Mundo de 2014 acabou ontem no Rio de Janeiro com o último jogo entre as seleções da Alemanha e da Argentina. O belo espetáculo esportivo futebolístico foi coroado de sucesso e tudo saiu perfeito, nada de errado, tudo uma perfeito e maravilhoso. Verdade ou mentira?
Invasor durante o jogo EUA x Bélgica
Torcedor nazista detido durante invasão do jogo Alemanha x  Gana
Perseguição a invasor no jogo Brasil  x Colômbia
                                       
Você sabia ou prestou atenção que durante o jogo da final houve uma invasão do campo por um torcedor? E que esse fato repetiu-se em diversas outras partidas, como França x Suíça,  Brasil x Colômbia, Bélgica x EUA entre outros. Não é tão importante que a invasão tenha acontecido, mas o mais importante destacar que a imprensa, em geral, foi comunicada para não divulgar as imagens dos invasores sob o pretexto de não incentivar a prática das invasões. Será? Ou será que não queria demonstrar a fragilidade do sistema de segurança? Só para se ter uma ideia, na última Copa da África do Sul, apenas uma partida teve invasão de campo.
Em diversos estádios também aconteceram invasões em massa de torcedores que não tinham ingressos e queriam assistir aos jogos. Roubos e furtos nos arredores das arenas esportivas se multiplicaram, inclusive com furto de ingressos de estrangeiros que vieram assistir os jogos de forma normal e correta. Inúmeros cambistas traficavam ingressos a preços exorbitantes mostrando que nem tudo correu as maravilhas apregoadas pela mídia.

Torcedores chilenos invadindo o gramado
Agora, que fique claro: meu objetivo não é criticar a organização, nem o evento em si, mas sim a mídia televisiva e jornalística em geral que se calou ou foi calada com o efeito de maquiar as notícias divulgando apenas as belezas do evento. Divulgar a verdade não é vergonha, vergonha é mentir e tentar esconder a verdade tão gritante. Segundo as polícias das cidades sedes dos jogos da Copa, 209 manifestações populares aconteceram desde o dia 11 de junho. Ônibus foram apedrejados em Curitiba e queimados em São Paulo durante os jogos nessas sedes, mas nada disso foi noticiado. Não sou divulgador de mazelas e problemas, mas acredito que a imprensa tem o dever fundamental de divulgar a verdade. O fundamento da credibilidade depende de que a verdade seja exposta sem floreios nem rodeios. Infelizmente nossa sociedade não é perfeita e provavelmente nunca vai ser, mas como poderemos mudar para melhor se não sabemos o que acontece de errado? O papel fiscalizador e balizador das ações de todos nós é responsabilidade de todos nós também.
http://www.gazetadopovo.com.br/copa2014/conteudo.phtml?id=1482582
Torcedor sendo contido após jogo da final no Maracanã.
A parte mais lamentável nesse evento foi a clara ingerência da entidade FIFA nas questões nacionais, interferindo, alterando e até burlando as leis vigentes no nosso país. A geração das imagens geradas pelos jogos de futebol foram censuradas e em nenhum momento mostraram as brigas entre torcedores, falta de assentos nos estádios, ingressos vendidos em duplicidade, falta de alimentos em algumas arenas esportivas, entorno das arenas inacabadas, obras de acessibilidade e mobilidade urbana não realizadas, preços abusivos de alimentos e outros acontecimentos. A imprensa, com raras exceções, calou-se e é conivente com os desmandos motivados por dinheiro, mostrando sua falta de credibilidade e responsabilidade perante seu público. Esqueceu que é formadora de opinião e de forma irresponsável manipulou as notícias pintando um evento tão grandioso como se fosse perfeito. É infantil chegar a acreditar nessa possibilidade, visto a imensa quantidade de pessoas envolvidas. Enquanto ficarmos nos enganando e achando que tudo está ótimo, pouco iremos melhorar. As críticas devem sempre orientar para incrementar mudanças positivas. Aceitar tudo bovinamente  reduz o ser humano a gado! Vamos parar de varrer a sujeira para baixo do tapete e de forma definitiva encarar e resolver os problemas da nossa sociedade!

Jornais, televisão, rádio, internet, blogs e outros meios de comunicação têm por obrigação serem pautados por ética e honestidade, pois não são todos seres humanos que conseguem enxergar os desvios causados por censura e patrulhas ideológicas. É praticamente impossível que haja imparcialidade nas notícias divulgadas, sempre uma ou outra tendência são privilegiadas, mas que ao menos a verdade seja exposta e não mentiras de contos de fadas.
O alerta agora é qual será a tão falada herança deixada pela Copa do Mundo, no Brasil, para os brasileiros. Vamos todos divulgar essa tal herança para que não sejamos novamente enganados, pois logo, daqui a dois anos, estaremos sediando os Jogos Olímpicos e provavelmente mais manipulação será apresentada ao nosso povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário