quarta-feira, 2 de julho de 2014

O País da Copa


Como estamos em plena Copa do Mundo de Futebol, nada mais oportuno que comentar o que de verdade acontece com nosso país durante esta competição.
O futebol é uma paixão dos brasileiros, mas nem de todos. A grande maioria do povo brasileiro acompanha e torce pela seleção de futebol de forma a desejar que este grupo de jogadores conquiste seguidamente as vitórias nas partidas e que culmine com a conquista da tão almejado troféu.

A pergunta que fica sempre no ar é: por que essa conquista é tão importante?
Qual o verdadeiro significado se ser o melhor país do mundo em se tratando do futebol? Quais as regalias ou vantagens que a população terá após o término dessa competição além da natural alegria em ter torcido e visto o time preferido vencer esta tão falada importante competição? Alegrias legítimas e naturais, principalmente de um povo que luta todos os dias para conseguir honrar seus compromissos, horários e obrigações, sejam lá quais forem.
O nosso povo é por natureza um vencedor, seja pela sua criatividade, alegria contagiante e capacidade de improviso, fato que tanto destaca o brasileiro quando exposto a situações adversas.
Fico a pensar que o futebol, como tantos outros acontecimentos no nosso país, acabam por servir como válvula de escape para as inúmeras mazelas que assolam essa nossa terra abençoada.

Foi largamente apregoado que a Copa seria um sucesso no Brasil. Sim, está sendo, mas para quem?
Os comerciantes dos entornos dos estádios estão sofrendo com a sujeira e abandono pela organização do evento. A taxa de ocupação dos hotéis e voos de negócios caiu quase 40% em relação ao mesmo período do ano passado. As lojas estão com faturamento abaixo do esperado, pois os torcedores acabam por direcionar seus recursos para festas, deslocamentos e demais despesas referentes ao futebol. Então afinal que está ganhando? Empresas ligadas ao ramo e patrocinadoras do evento Copa do Mundo. Ainda mais que tudo que é faturado com as marcas registradas tem isenção de impostos. A mídia acaba por contagiar a todos que qualquer marca ligada ao evento é boa e as outras não o são. Se houvesse verdadeiramente uma democracia nos negócios, todos poderiam lucrar com um evento desse porte, e não apenas alguns escolhidos. Vale lembrar que a vida continua para quem fica depois da Copa.

Fico também a lembrar do confronto entre o Brasil e o Chile, do dia 28 de junho de 2014, quando durante a execução do hino do nosso país vizinho, o Chile, a tão alegre torcida brasileira, num ato de extrema falta de civilidade, vaiou o hino pátrio daquela nação! Não é essa a atitude de um país civilizado! Não se justifica esta grosseria com um país visitante, principalmente quando o nosso país tem a fama de receptividade e alegria tão contagiantes. Colocar essa atitude na normalidade da competição é desprezar a educação inerente aos símbolos pátrios de qualquer nação que seja.
Para mim pessoalmente torcer pela ou para a seleção brasileira de futebol tem o mesmo significado que torcer por um clube futebolístico qualquer. Não é manifestação de patriotismo é apenas vontade de ganhar, nada mais.
Patriotismo vem de respeitar e fazer algo de realmente relevante para a nação. De nada vale berrar a plenos pulmões o Hino Nacional  "a capela" e terminado o hino proferir impropérios aos demais torcedores, esportistas e árbitros presentes ao evento.
Patriotismo não é determinado se você torce ou não pela seleção do seu país. Patriotismo provém do amor e respeito com que você trata a terra onde você está e pela qual foi acolhido. Patriotismo vem de você respeitar as leis, respeitando a tudo e a todos que o rodeiam. Sou patriota mesmo não torcendo pela vitória do meu país na competição. Sou patriota vendo um time jogando bem e respeitando seus adversários, e mesmo que ele não vença a disputa, continuarei a ser um patriota, pois amo a terra onde nasci!

Seja o Brasil vencedor ou não da Copa do Mundo de 2014, pouco ou nada mudará para nós com essa conquista. Fica o recado: a vida continua na sua normalidade, o verdadeiro patriotismo será mostrado após esse evento. Nunca despreze seu adversário, pois o humilhado hoje pode o derrotar amanhã! Ser patriota não se resume a colocar bandeiras do Brasil em casas e carros durante a Copa. Será que essas mesmas bandeiras estarão desfraldadas em ocasiões como o Dia da Independência ou o Dia da Proclamação da República? Pense nisso!
Torça, sim, por uma competição bonita e justa onde o verdadeiro esporte é praticado e onde os atletas não sejam apenas (muito bem) assalariados parecendo apenas mercenários do esporte e de seus riquíssimos patrocinadores. Torça muito pelo seu país de forma que ele seja justo e correto e faça a sua parte sendo justo e correto também! Boa reflexão e boa Copa!


2 comentários:

  1. Respostas
    1. É amigo André, enquanto não aprendermos a ser civilizados não poderemos nos achar no direito de cobrar melhorias! A mudança começa em nós mesmos! Grande abraço!

      Excluir